Orações




 . COMO REZAR O SANTO ROSÁRIO
 . MEDITAÇÃO DO ROSÁRIO
 . MISTÉRIOS GOZOSOS
 . MISTÉRIOS DOLOROSOS
 . MISTÉRIOS GLORIOSOS
 . MISTÉRIOS DA LUZ
 . ORAÇÕES DO SANTO ROSÁRIO 

  

Nossa Senhora de Fátima, Rogai por nós!  

  

Faz como Nossa Senhora de Fátima pediu:
 Reza diariamente o Santo Rosário!  

  

Atende o pedido feito pela Mãe de Deus em Fátima: Rezai o terço todos os dias, para alcançar a paz. Como Mãe Afectuosa, Ela espera que tu comeces a rezar, para atender as suas necessidades materiais e espirituais.  

  

  

COMO REZAR O SANTO ROSÁRIO:  

O Santo Rosário compreende a meditação dos vinte mistérios da Fé Católica, divididos em quatro grupos de cinco mistérios - denominados Terço - e leva-nos diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. Aos mistérios originais, o Papa João Paulo II instituiu novas meditações, sendo que os mistérios do Santo Rosário são: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios de Luz. 

Rezar o Terço diariamente fortalece-nos na fé em Deus, Jesus, Espírito Santo e na Santa Virgem Maria, sempre tão presente na nossa vida. 

Para se rezar o Santo Rosário, criou-se um instrumento denominado "Terço" exactamente por conter as bolinhas (ou contas) necessárias para contar as orações recitadas, correspondentes a uma terça parte do Rosário completo original, que continha apenas 15 mistérios. 

O "terço" é composto de uma cruz seguida de contas (bolinhas), trançadas num fio ou corrente, separadas em grupos específicos que representam no total as orações de um Credo, seis Pai-Nossos e cinquenta e três Ave-Marias, ou seja, a terça parte do Rosário. 

     

  
Inicia-se o terço com o Sinal da Cruz, oferecimento do terço e a oração preparatória (vide item Orações do Santo Rosário no final desta página). 

A cruz no rosário representa a nossa Profissão de Fé e é usada para iniciar o terço: segure a cruz e reze o Credo (Creio em Deus).  A primeira grande conta e as três pequenas seguintes são usadas para rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias na intenção de invocar a Santíssima Trindade na nossa vida, na sequência reze um Glória ao Pai (não considerado nas contas). 

Inicia-se então a meditação dos santos mistérios do Rosário, conforme os dias da semana: Às segundas e sábados são meditados os Mistérios Gozosos; às terças e sextas-feiras, os Mistérios Dolorosos; às quartas e domingos, os Mistérios Gloriosos; e às quintas, os Mistérios da Luz. 

Faz-se a meditação do primeiro mistério, meditando sobre o fundamento dele e utiliza-se a próxima grande conta isolada para acompanhar o Pai-Nosso em saudação a Jesus e as dez contas pequenas agrupadas em seguida são usadas para auxiliar na contagem das dez Ave-Marias em saudação à Virgem Maria. 

Após a décima Ave-Maria reza-se o Glória ao Pai e a Jaculatória que é a oração de Nossa Senhora de Fátima pedindo a redenção das almas: "Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e principalmente as que mais precisarem". 

Repete-se a mesma sequência para cada mistério contemplado até ao final.  Encerra-se o terço com a oração de agradecimento, a Salve-Rainha, a Ladainha de Nossa Senhora, a Consagração a Nossa Senhora e o Sinal da Cruz.  

O mais importante de tudo é que a oração das dez Ave-Maria seja feita com muita fé e humildade, saudando a nossa Santa Mãe e mantendo-se em mente a meditação do que prega o mistério anunciado. 

CADA AVE-MARIA REZADA É UMA ROSA
 QUE O CRISTÃO DEPOSITA AOS PÉS DA VIRGEM MARIA! 

A meditação faz com que a nossa fé e a nossa confiança em Jesus e Maria sejam aumentadas, dando-nos a certeza da sagrada presença. "Onde uma ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome, aí estarei EU no meio deles!" esta afirmação é do próprio Jesus. 
      

Rosário, uma Chuva de Graças! 

“Maria é a estrela da nova evangelização”. Basta começar a rezar o Terço, que uma chuva de graças envolve a pessoa, a esperança renasce, os problemas mais difíceis resolvem-se, quase por si, e a paz volta a reinar nos corações. É assim, com suavidade maternal, que Maria conduz os seus devotos a Jesus. 


MEDITAÇÃO DO ROSÁRIO
 Aqueles que rezam o terço ou rosário diariamente passeiam na verdade bíblica, o novo testamento contido numa oração, que nos mostra a nossa redenção e salvação. 

O terço não é uma oração repetitiva, é mais que uma devoção: é um caminho que nos mostra a porta de entrada da salvação: Jesus. 

Não passe um dia sem rezar o rosário e esta oração diária lhe dará uma reflexão sobre os mistérios da fé.  Partilhe com os irmãos para que a compreensão atinja os vossos corações e aqueles ainda que não são devotos do terço possam a partir desta leitura juntarem-se aos milhões de fiéis devocionários. 


   
Oferecimento do Terço
 Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem o rezar e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. 

Oração preparatória
 Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. 

Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é recto e gozemos sempre das suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade com o Espírito Santo, Amém. 


   
MISTÉRIOS G0Z0S0S - ( Nascimento e crescimento de Jesus) 

1º MISTÉRIO: ANUNCIAÇÃO – O ANJO ANUNCIA A MARIA QUE ELA SERÁ MÃE DO FILHO DE DEUS – O SIM..  

Contemplamos a anunciação do anjo Gabriel a Nossa Senhora e a encarnação do verbo de Deus no seu ventre.   "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra" - aqui vemos em Maria o despojamento, a humildade, o amor a Deus e a entrega de si mesma. 

Meditação: Hoje o Senhor chama-nos a dar o sim a Jesus; nascer em nosso coração em nossa vida, dar sentido à nossa vida terrena e acolher o plano de Deus para nossa salvação 

2º MISTÉRIO: MARIA VISITA A SUA PRIMA ISABEL IDOSA QUE ESTAVA GRÁVIDA DE JOÃO BAPTISTA – ANUNCIANDO A BOA-NOVA... 

Contemplamos a visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.     "E partindo à pressa, foi à montanha ficar com a sua prima que já de idade avançada estava grávida"....  Isabel saúda-a: Tu és bendita.. como posso merecer que a MÃE do meu Senhor me venha visitar, quando adentrastes pela porta a criança saltou no meu ventre.  Maria responde: "A minha Alma glorifica o Senhor... E o meu espírito exulta em Deus Meu Salvador!" 

A humildade e a entrega de si mesma em favor dos mais necessitados; hoje Deus chama-nos a trabalhar na sua vinha, sair do nosso conforto e procurar os que estão necessitados; não só de pão, mas de amor, apoio e do conhecimento da palavra do Senhor. 

3º MISTÉRIO: JESUS NASCE NUMA GRUTA, EM BELÉM. 

Contemplamos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém.   Um Deus tão grande e poderoso vem até nós... o verbo de Deus se faz carne, sai da sua divindade e torna-se um pobre mortal semelhante a nós em tudo, menos no pecado. 

Jesus mostra-nos que nada do que temos ou possuímos neste mundo, importa, comparado àquilo que há-de vir... o mais importante é a vida eterna. O orgulho de um anjo que queria ser Deus gerou o pecado. E o salário do pecado é a morte...   ...a humildade é a chave de toda a nossa salvação, a pureza de coração, a entrega sincera a Deus é a obediência, e o salário da obediência é a vida eterna. Pois todo aquele que crer em mim, mesmo que morra, eu o ressuscitarei. 

4º MISTÉRIO: APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO 

Contemplamos a apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.  Uma espada de dor trespassará o teu Coração. 

Apresentando o nosso coração ao Senhor para que Ele faça a circuncisão e tire aquela pele que impede a acção do Espírito Santo na nossa vida. E mesmo que na nossa caminhada junto ao Senhor uma espada penetre a nossa alma, possamos pela força do seu Espírito Santo ver a salvação que vem de Jesus. 

5º MISTÉRIO: A PERDA E O REENCONTRO DE JESUS EM JERUSALÉM 

Contemplamos a perda e o reencontro de Jesus no templo de Jerusalém.    Maria e José perderam Jesus ainda menino aos 12 anos em Jerusalém e após três dias de dor e sofrimento o encontram-no no templo no meio de doutores da lei ensinando a doutrina do Pai. 

A Escritura Sagrada, é o caminho para encontrarmos Jesus, quando nos perdemos ou desviamos deste caminho, a consequência é a dor, o sofrimento.  Na procura diária pela leitura, estudo e reflexão da Bíblia, podemos buscar o encontro ou o reencontro com Nosso Senhor e depois viver estas palavras e ensinamentos. E, assim como Jesus, crescer na obediência e cuidar das coisas do Pai. 


   
MISTÉRIOS DOLOROSOS (Agonia, sofrimento e morte: Amor aos pecadores) 

1º MISTÉRIO: A AGONIA DE JESUS (Getsémani: vigilância, intercessão, oração) 

Contemplamos a agonia Mortal de Jesus, quando suou sangue no Horto das Oliveiras.    "A minha alma está triste a ponto de morrer, ficai aqui e vigiai. "Vigiai e orai para não cairdes em tentação, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." 

A oração e vigilância livra-nos de cairmos nas armadilhas do demónio. Ele está sempre à espera de uma oportunidade para nos fazer cair no pecado. Só com a força da oração constante podemos vencê-lo. Jesus, mesmo sabendo tudo o que lhe iria acontecer, suportou toda a tristeza e foi obediente ao Pai. Seguir o seu exemplo em todas as coisas...sempre seja feita a vontade de Deus e não a nossa, pois Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. 

2º MISTÉRIO: A FLAGELAÇÃO DE JESUS ATADO A UMA COLUNA 

Contemplamos a flagelação de Jesus.    O sofrimento – a humilhação, o escárnio- a violência de um inocente. 

Toda esta humilhação e dor por cada um de nós, pecadores. O amor que sente por cada ser humano é impossível de se imaginar. E todas as vezes que pecamos e ofendemos um irmão estamos a ser os carrascos que torturaram Jesus. 

3º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE ESPINHOS 

Contemplamos a coroação de espinhos de Jesus Cristo.    Cada ponta de espinho... um pecado – em cada gota de sangue derramado o perdão. 

A Sua sagrada face coberta de sangue... o sangue que nos lavou e limpou dos nossos pecados; na dor provocada pelos espinhos resgatou-nos da morte.  O mesmo sangue que hoje derrama em cada Santa Missa Celebrada; poderoso sangue redentor, que nos cura e liberta de toda a escravidão do pecado. 

4º MISTÉRIO: JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ AO CALVÁRIO  

Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz para o Calvário.    O peso dos pecados do mundo nos ombros abriram chagas que chegavam até aos ossos. 

Todo aquele que quiser vir após mim, renegue a si mesmo toma a sua cruz e siga-me.  As cruzes diárias é caminho de redenção e salvação. Aceitar as cruzes é amar a Jesus e imitá-lo. O servo fiel que segue o seu mestre e também dá a vida por outro irmão. 

5º MISTÉRIO: JESUS MORRE NA CRUZ  

Contemplamos a crucificação e morte de Jesus Cristo.    Cruz, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, consolo e sinal de fé para os cristãos. 

A cruz Sagrada seja a nossa luz... todo sofrimento na terra não tem comparação ao da cruz do Senhor. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculáveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. O maior dos tesouro de um cristão...honrar a Santa Cruz! 


   
MISTÉRIOS GLORIOSOS( Vitória, Salvação, Protecção ) 

1º MISTÉRIO: A RESSURREIÇÃO DE JESUS 

Contemplamos a ressurreição de Jesus.   A morte não é o fim para aqueles que crêem em Jesus.    A vitória sobre a morte, a esperança na vida eterna, o envio a anunciar a boa-nova, a remissão dos pecados.  A paz de Jesus àqueles que O seguem. 

  

2º MISTÉRIO: A ASCENÇÃO DO SENHOR 

Contemplamos a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Céu.    A volta ao Pai para nos preparar um lugar e para cuidar de cada um de nós intercedendo junto de Deus pelo perdão dos nossos pecados. 

  

3º MISTÉRIO: A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE OS APÓSTOLOS 

Contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com a Virgem Maria em Jerusalém.  A vinda do Prometido, o Espírito Santo Paráclito: o advogado-defensor.    O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo os que vos disse. 

O Espírito Santo que recebemos no Baptismo é o nosso condutor, defende-nos diante do Pai, pois temos um acusador dia e noite que nos acusa diante de Deus... satanás; mas o Espírito Santo que habita em nós, ora em nós com gemidos inefáveis, pois não sabemos o que pedir a Deus. 

4º MISTÉRIO: A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU 

Contemplamos a assunção de Nossa Senhora ao Céu: o encontro da Mãe com o Filho, no céu. Concebida sem pecado a Virgem Santa merecedora de todas as graças. 

A filha predilecta do Pai sempre fiel a Deus, guardou tudo sempre em seu coração, virgem do silêncio, o seu corpo templo do Espírito Santo, Sacrário Vivo, não poderia ser corrompido pela terra como simples pecadora. 

5º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE MARIA POR JESUS E OS ANJOS (A serva fiel de Deus tornou-se Rainha) 


 Contemplamos a coroação de Nossa Senhora como Rainha de todos os anjos e santos.    Rainha dos Anjos: Uma mulher vestida de Sol, sobre a cabeça uma coroa de estrelas e sobre os pés a lua.  Rainha da Terra, Rainha da Igreja intercessora poderosa junto a Jesus, tem poder de esmagar a cabeça do dragão infernal, na hora da nossa morte nos defenderá junto a Jesus, e a todos aqueles que por amor a ela e ao seu filho forem fiéis na oração do Santo Rosário. ....a cada Ave-Maria depositamos uma rosa a seus pés..... 


   
MISTÉRIOS DA LUZ (A humildade, os milagres e o eterno Amor) 

1º MISTÉRIO: O BATISMO DE JESUS 

Contemplamos o Batismo de Jesus Cristo no rio Jordão.   Com atitude humilde ele mostra-nos o caminho inicial da Salvação: a aceitação de Deus como nosso único Senhor. 

Cristo é a luz do mundo, Luz é o atributo da divindade. "Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina"(Jo 1,9). "Quem me segue..."- disse Jesus - terá a luz da vida"(Jo 8,12). Nós, cristãos, somos "filhos da luz" (cf. Ef 5,8). A luz de Cristo é levada a todo o mundo pelos seus discípulos. 

Baptismo de Jesus - Enquanto Cristo desce à água do rio Jordão, como inocente que se faz pecado por nós (cf 2Cor 5,21), o céu abre-se e a voz do Pai proclama-o Filho amado (cf Mt 3,17), ao mesmo tempo em que o Espírito o investe na missão que o esperava. 

2º MISTÉRIO: A AUTO-REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ 

Contemplamos a sua auto-revelação nas bodas de Caná, quando transformou água em vinho.   Atendendo ao pedido da Mãe, Jesus inicia o seu caminho em direcção à Salvação dos Homens fazendo o seu primeiro milagre. 

Auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná - Mistério de luz é o início dos sinais em Caná (cf Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os que crêem. 

3º MISTÉRIO: O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS 

Contemplamos o anúncio do Reino de Deus com o convite à conversão.   Jesus convida-nos a nos convertermos plenamente às leis de Deus em busca da felicidade eterna.   O anúncio da Boa-Nova traz a esperança de um mundo melhor para todos os homens. 

Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão - Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf Mc 1,15), perdoando os pecados de quem a ele se dirige com humilde confiança (cf Mc 2,3-1; Lc 7,47s), início do mistério de misericórdia que ele prosseguirá exercendo até o fim do mundo, especialmente da reconciliação confiado à sua Igreja (cf Jo 20,22s) 

4º MISTÉRIO: A TRANSFIGURAÇÃO 

Contemplamos a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo.   Assim Ele mostra aos Apóstolos e a todos os seres humanos a Sua verdadeira essência divina.   A Sua Luz orienta-nos a seguir os caminhos do bem. 

Transfiguração de Jesus - Mistério da luz por excelência é a transfiguração que, segundo a tradição, se deu no monte Tabor. A glória da divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o apresenta aos apóstolos extasiados para que o "escutem" (cf Lc 9,35) e se disponham a viver com ele o momento doloroso da paixão, a fim de chegarem com ele à glória da ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo. 

5º MISTÉRIO: A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA 

Contemplamos a instituição da Eucaristia.   Jesus dá-nos o seu próprio corpo e sangue como alimento espiritual para as nossas almas.   É a entrega total e a maior prova do Seu Amor por toda a humanidade.   Mesmo sabendo que ia ser traído e entregue ao sacrifício Ele deu-nos uma mostra suprema da Sua divindade. 

Instituição da Eucaristia - Mistério da luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu corpo e o seu sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando "até ao extremo" o seu amor pela humanidade (Jo 13,1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício. 


   
Orações do Santo Rosário - O Terço 

Sinal da cruz (é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade):
 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

Oração preparatória
 Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. 

Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre das suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade com o Espírito Santo, Amém. 

Oferecimento do Terço
 Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem o rezar e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. 

Creio em Deus
 Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu aos infernos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, onde está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém. 

Pai-Nosso
 Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. 

Ave Maria
 Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. 

Glória ao Pai
 Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém 

Jaculatória
 Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu,  principalmente as que mais precisarem. 

Agradecimento do Terço
 Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos das vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha.... 

Salve Rainha
 Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém 


  




Oração para pedir intercessão de Mestra Tecla
Trindade Santíssima, 

Pai, Filho e Espírito Santo, 
eu te louvo pelas maravilhas que fizeste 

na vida da Venerável Irmã Tecla Merlo. 

Ela seguiu Jesus Mestre 

Caminho, Verdade e Vida, 

dedicando-se à missão de evangelizar 

por meio da comunicação social. 

A exemplo do Apóstolo Paulo, 

ela queria ter mil vidas 
para doá-las ao Evangelho. 
Jesus Mestre, concede-me fé e coragem 
para imitá-la em suas virtudes, 
e, por sua intercessão, peço esta graça 
tão necessária para mim... (pausa para pedido) 
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.  

Rezamos com o papa Francisco
Senhor Deus de Paz, 
escutai a nossa súplica!
Tentamos tantas vezes e durante tantos anos 
resolver os nossos conflitos com as nossas forças 
e também com as nossas armas; 
tantos momentos de hostilidade e escuridão; 
tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; 
tantas esperanças sepultadas... 
Mas os nossos esforços foram em vão. 
Agora, Senhor, ajudai-nos Vós! 
Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, 
guiai-nos Vós para a paz. 
Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: 
«nunca mais a guerra»; 
«com a guerra, tudo fica destruído»! 
Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Senhor, 
Deus de Abraão e dos Profetas, 
Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, 
dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; 
dai-nos a capacidade de olhar com benevolência 
todos os irmãos que encontramos no nosso caminho. 
Tornai-nos disponíveis para ouvir 
o grito dos nossos cidadãos 
que nos pedem para transformar as nossas armas 
em instrumentos de paz, 
os nossos medos 
em confiança 
e as nossas tensões em perdão

Oração pela paz
 
Senhor Deus de Paz, escutai a nossa súplica!

Tentamos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e também com as nossas armas; tantos momentos de hostilidade e escuridão; tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; tantas esperanças sepultadas... Mas os nossos esforços foram em vão. Agora, Senhor, ajudai-nos Vós!

Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz.

Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: «nunca mais a guerra»; «com a guerra, tudo fica destruído»! Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho.

Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão.

Mantende acesa em nós a chama da esperança para efetuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz.
E que do coração de todo o homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra!

Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre «irmão», e o estilo da nossa vida se torne: shalom, paz, salam! Amém.
(papa Francisco no encontro com os presidentes  da Palestina e de Israel, 8 de junho de 2014)

Oração de um atleta americano 
que, aos 24 anos ficou paralitico e encontrou Deus no sofrimento. 

Pedi a Deus que fosse forte a fim de executar projetos grandiosos. 

E Ele me fez fraco para conservar-me humilde.

Pedi a Deus que me desse saúde para realizar grandes empreendimentos. 

E Ele me deu a doença para compreendê-Lo melhor.

Pedi a Deus riqueza para tudo possuir. 

E Ele deixou-me pobre para não ser egoísta.

Pedi a Deus poder, para que os homens precisassem de mim. 

E Ele deu-me humildade para que Dele precisasse.

Pedi a Deus tudo para gozar da vida. 
E Ele me deu a vida para gozar de tudo.
Senhor, não recebi nada do que pedi. Mas deste-me tudo de que eu precisava. 
E, quase contra a minha vontade.
As preces que não fiz foram ouvidas. Louvado seja meu Deus. 

Entre todos os homens ninguém tem mais do que eu.


Ó Espírito Santo
Cardeal Verdier
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer, para procurar
a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, templo do Espírito Santo,

 ensinai-nos a sermos fiéis Aquele que habita em nosso coração.


Oração da Serenidade
Concede-me, Senhor, a serenidade necessária 
para aceitar as coisas que não posso modificar;
Coragem para modificar as que posso e 
sabedoria para distinguir a diferença. 
Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento de cada vez;
Aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz;
Aceitando, como Ele fez, 
o mundo pecador tal como é, 
e não como gostaria que fosse; 
Confiando que Deus fará bem todas as coisas se eu me render à sua vontade;
Para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e
supremamente feliz com Ele para sempre na próxima. Amém.

(oração escrita por um homem chamado Reinhold Niebuhr em 1943)


Vamos invocar São Paulo  neste mês dedicado a ele:
São Paulo, rogai por nós.


Modelo de conversão (At 9, 3-6), rogai por nós

Apóstolo de Jesus Cristo (Ef 1,1), rogai por nós

Escolhido do Espírito Santo (At 13,2), rogai por nós

Doutor das Gentes (Gl 1,16), rogai por nós

Coluna da Igreja (Gal 2, 7-8), rogai por nós

Vaso de eleição (At 9, 15), rogai por nós

Pregador da verdade (Cl 1, 25), rogai por nós

Fascinado por Jesus (Fl 3, 7-12), rogai por nós

Solícito por toda a Igreja (2 Cor 11, 28), rogai por nós

Zeloso pelas almas de todos (2 Cor 11, 29), rogai por nós

Que se fez tudo por todos (1 Cor 9, 22), rogai por nós

Modelo de humildade (1 Cor 15, 9-10), rogai por nós

Modelo de mortificação (Cl 1, 24 e 1 Cor 9, 27), rogai por nós

Arrebatado ao terceiro céu (2 Cor 12, 2), rogai por nós

Combatedor do bom combate (2 Tim 4, 7), rogai por nós

Para quem viver era Cristo (Fl 1, 21), rogai por nós

Para quem o morrer era lucro (Fl 1, 21), rogai por nós

Que perdeu tudo por causa de Cristo (Fl 3, 8), rogai por nós

Que só se gloriava na Cruz (Gl 6, 14), rogai por nós

Que foi crucificado para o mundo (Gl 6, 14), rogai por nós

Que desejava morrer para estar com Cristo (Fl 1, 23), rogai por nós

Cidadão do Céu (Fl 3, 20), rogai por nós

Fiel até à morte (2 Tim 4, 7), rogai por nós

Prisioneiro no Senhor (Ef 4, 1), rogai por nós

Pronto para o sacrifício (2 Tim 4, 6), rogai por nós

Mártir de Jesus Cristo (Fl 1, 29), rogai por nós

Coroado com a coroa da Justiça (2 Tim 4, 7), rogai por nós.

São Paulo Apóstolo, rogai por nós


Vamos rezar, respondendo à Palavra do Apóstolo Paulo que nos sugere o ósculo santo
Oração pela paz 
(João Paulo II)
Senhor, Deus da paz, 
tu que criastes as pessoas para serem herdeiras da tua glória, 
nós te bendizemos e agradecemos 
porque nos enviastes Jesus, Teu Filho bem-amado. 
Tu fizeste dele, no mistério da sua Páscoa, 
o realizador da nossa salvação, 
a fonte de toda paz, 
o laço de toda fraternidade. 
Agradecemos pelos desejos, esforços e realizações que teu Espírito de paz 
suscitou em nossos dias, para substituir o ódio pelo amor, 
a desconfiança pela compreensão, 
a indiferença pela solidariedade. 
Abre mais ainda nosso espírito e nosso coração 
para as exigências concretas do amor a todos os nossos irmãos, 
para que sejamos, cada vez mais, artífices da paz. 
Lembra-te, ó Pai, de todos os que lutam, 
sofrem e morrem para o nascimento de um mundo mais fraterno. 
Que para os homens de todas as raças e línguas
 venha teu reino de justiça, paz e amor. Amém.

Oração pelas missões
Espírito Santo,
que desceste sobre os Apóstolos e
os fizeste anunciadores do Evangelho:
derrama os teus dons sobre cada um de nós e
torna-nos sensíveis aos apelos e às necessidades dos nossos irmãos;
desperta em muitos corações (crianças, jovens e adultos...) o ideal missionário;
dá força e coragem a todos quantos se entregam totalmente
ao serviço da MISSÃO.
Amém.




Prece a Nossa Senhora Aparecida
Mãe Aparecida, como Vós um dia,
assim me sinto hoje diante
do vosso e meu Deus,
que nos propõe para a vida uma missão
cujos contornos e limites desconhecemos,
cujas exigências apenas vislumbramos.
Mas, em vossa fé de que
“para Deus nada é impossível”,
Vós, ó Mãe, não hesitastes,
e eu não posso hesitar.

 Assim, ó Mãe, como Vós,
Eu abraço minha missão.
Em vossas mãos coloco minha vida
e vamos Vós-Mãe e Eu-Filho
caminhar juntos, crer juntos, lutar juntos,
vencer juntos como sempre juntos
caminhastes vosso Filho e Vós.

 Mãe Aparecida,
um dia levastes vosso Filho
ao templo para O consagrar ao Pai,
para que fosse inteira disponibilidade
para a missão.
Levai-me hoje ao mesmo Pai,
consagrai-me a Ele com tudo
o que sou e com tudo o que tenho.

 Mãe Aparecida,
ponho em vossas mãos,
e levai até o Pai a nossa e vossa juventude,
a Jornada Mundial da Juventude:
quanta força, quanta vida,
quanto dinamismo brotando e explodindo
e que podem estar a serviço da vida,
da humanidade.

Finalmente, ó Mãe, vos pedimos:
permanecei aqui,
sempre acolhendo vossos filhos
e filhas peregrinos,
mas também ide conosco,
estai sempre ao nosso lado
e acompanhai na missão
e grande família dos devotos,
principalmente quando
a cruz mais nos pesar,
sustentai nossa esperança de nossa fé.



Oração do trabalhador
Senhor,
Agradeço-te pelo emprego que tenho e pelo pão de cada dia. 

Peço-te, em especial, pelos desempregados.

Faze com que superem com fé e esperança essa dificuldade, para sustentar suas famílias.

Senhor Jesus, operário de Nazaré, inspira-me a ser um bom profissional e amigo de todos. 

Dá-me saúde para trabalhar todos os dias e proteja-me dos acidentes. 

Concede a mim e aos meus companheiros de trabalho uma jornada feliz. 

Tu, que és o Mestre de todas as profissões,

derrama tua benção sobre todos os trabalhadores.


Amém.

 
Salmo 91 (90) 
O justo confia em Deus 

Você que habita ao amparo do Altíssimo, 
e vive à sombra do Onipotente, diga a Javé: 
«Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em ti!» 
Ele livrará você do laço do caçador, 
e da peste destruidora.
Ele o cobrirá com suas penas, e debaixo de suas asas você se refugiará. 
O braço dele é escudo e armadura.
Você não temerá o terror da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a epidemia que caminha nas trevas, 
nem a peste que devasta ao meio-dia.
Caiam mil ao seu lado e dez mil à sua direita, a você nada atingirá.
Basta que você olhe com seus próprios olhos, para ver o salário dos injustos,
porque você fez de Javé o seu refúgio e tomou o Altíssimo como defensor.
A desgraça jamais o atingirá, e praga nenhuma vai chegar à sua tenda,
pois ele ordenou aos seus anjos que guardem você em seus caminhos.
Eles o levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra.
Você caminhará sobre cobras e víboras, e pisará leões e dragões.
«Eu o livrarei, porque a mim se apegou. 
Eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele me invocará, e eu responderei.
Na angústia estarei com ele. Eu o livrarei e glorificarei.
Vou saciá-lo de longos dias e lhe farei ver a minha salvação».


Em oração, crescemos juntos
São Paulo, tu que não medistes esforços para encontrar
as pessoas e apresentar-lhes o Evangelho,
que aprendamos de ti a disponibilidade de nos
colocarmos para o encontro com o outro.
São Paulo, tu que enfrentastes desencontros e
incompreensões na missão,
intercede por nós para que não desistamos
de levar adiante a missão a nós confiada nesta vida.
São Paulo, que demonstras carinho materno pelas comunidades,
sede para nós modelo de compromisso,
perseverança e entrega na missão.
Ir. Ágda França, fsp

Oração...

Ó São Paulo Apóstolo que aprendamos de ti a
reconhecer nosso papel de colaboradores do Evangelho.
Que não desanimemos diante das dificuldades
de exercer aquilo que nos é confiado.
Que nos lembremos sempre da importância de
nossa contribuição na construção do Reino de Deus.
Que estendamos nossas mãos aos
irmãos e divulguemos o bem.
Que confiemos sempre na graça de Deus que
faz crescer e dá sentido à nossa vida.
Ó São Paulo Apóstolo, infunde em nós o verdadeiro
sentido de sermos cooperadores de Deus. Amém.
Ir. Ágda França, fsp

Oração
Senhor, tu sustentas todas as coisas!
Sustentaste a vida de Paulo
de maneira aberta e grandiosa
desde o dia de sua conversão.
Nunca o abandonaste, mesmo nos momentos difíceis,
nos quais ele talvez nem soubesse
o que lhe estava acontecendo.
Tu te manifestaste a ele com amor misericordioso.
Dá-nos compreender a tua misericórdia sobre nós,
para que possamos aceitar com confiança
a tua orientação e
crer no significado providencial
daquilo que aconteceu e acontece
na nossa experiência cristã.
Isso, te pedimos para tua glória,
na força do Espírito Santo,
por intercessão de Maria
e de todos os santos. Amém!

Cardeal Carlo Maria Martini
Livro Confissões de Paul – Edições Loyola, p. 46


Jesus, nosso irmão, ensina-nos a sermos filhos;
Jesus, nosso irmão, que aprendamos de tua simplicidade o modo de se fazer solidários com nossos irmãos sofredores.
Jesus, nosso irmão, conduza-nos pelo caminho que nos leva ao encontro do Pai.
Jesus, nosso irmão, desperta em nosso coração gestos de compaixão e misericórdia para com aqueles que de alguma forma nos magoaram.
Jesus, nosso irmão, ensina-nos a acolher nossa própria fragilidade e deixar espaço para que Deus, Pai de amor, se revele em nós.
Jesus, nosso irmão, dá-nos a capacidade de renunciar às coisas que nos afastam do compromisso com a vida. Amém.
Ir. Ágda França, fsp


Prece ao Espírito Santo

Espírito Santo de amor, fonte de vida agradável a Deus, 
convoca-nos sempre mais a sermos dóceis aos teus apelos de compromisso de discípulos missionários de Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida.
Espírito Santo de amor inspira em nós novos gestos de compaixão 
nas relações de nosso dia a dia.
Espírito Santo de amor conduze-nos pelo caminho da reconciliação, 

da busca de paz e da gratidão.
Espírito Santo de amor, que procedes do Pai e do Filho, 

presente no mais íntimo de nosso ser, 
reza em nós e conosco e estimula-nos na busca de fidelidade 
capaz de expressar o amor de Deus Trindade para com a humanidade.
Amém!

Ir. Ágda de França, fsp


Prece ao Apóstolo
 Apóstolo Paulo,
Dirigimo-nos a ti
Porque queremos compreender
O mistério de tua vida,
O que Deus realizou em teu coração.

Queremos que nos ensines a conhecer
Quem é Deus, quem é Jesus
E como te deixaste conquistar
Por tão grande amor divino.

Sabemos que o nosso desejo é também teu desejo
Porque viveste totalmente por esta causa.
Abre nossos olhos como o Senhor abriu os teus
Para que compreendamos o poder de Deus
E participemos em tua escola,
Do sublinhe conhecimento de Jesus Cristo.

Ajuda-nos a compreender
Como eras antes da conversão
E como respondeste ao chamado de Deus.
Ensina-nos a responder ao mesmo chamado
Com alegria, em todas as circunstâncias.

Nossa oração dirige-se a ti, ó grande apóstolo
Porque fizeste da Palavra de Deus
Alimento, caminho e luz
Para tua transformação em Jesus Cristo.

Concede-nos, ó pai e protetor
Que a teu exemplo nos deixemos iluminar pela Palavra de Deus
E guiar pelo modo de ser de Jesus Cristo.
E pela nossa vida, nos tornemos
Alegres testemunhas da ressurreição.
Amém!
(Cardeal Carlo M. Martini)


Vive, Paulo
Vive, Paulo!
Outra vez, com tua ciência,
com o teu espírito, com o teu zelo,
com o teu fervor, com a tua santidade!
Vive e ilumina as mentes que estão nas sombras.
Vive e sustenta nas lutas,
os apóstolos fervorosos dos nossos dias.

Vive e comunica às almas
que amam a intimidade com Deus,
a altura de teu espírito
a tua contemplação.

Vive, como viveste em Marcos.
Vive, como viveste em Timóteo.
Vive, como viveste em Lucas.
Vive, como viveste em Tecla.

Prece de Gratidão
“A Ti, Senhor, nossa prece de gratidão e louvor.
Obrigado porque és uma presença contínua em nossa vida.

Obrigado porque não nos abandonas a todo tipo de sorte. Nem estamos aqui por um acaso. Tens um projeto para a vida de cada um de nós.

Obrigado pela paciência e acolhida de nossas fragilidades. Que aprendamos a ver nelas a tua ação redentora, construtora de vida verdadeira. Sinal da força da vida que desabrocha da morte e onde nem mesmo o invólucro da terra pode conter.

Obrigado Pai de amor por nos ter dado Jesus.
Jesus nós te agradecemos pelas pessoas que tornam nossa vida com mais sentido.
Obrigado por nos ter dado São Paulo animador de comunidades e fervoroso apóstolo que não mediu esforços para o anúncio de tua Palavra. Amém!”

“Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito!” (Gl 6,18)


Oração pela paz!
 
Senhor Deus da nossa vida e da nossa história.
O mundo clama por paz, Senhor! O grito das crianças abandonadas é pela paz necessária, para serem percebidas e acolhidas nesse projeto de reconciliação que é o teu Reino.
O mundo clama por paz, Senhor! Nas escolas, nas famílias, entre as religiões, na sociedade renovem-se as forças e as esperanças para continuarmos o esforço conjunto de construção da paz.
O mundo clama por paz, Senhor! Nas filas dos hospitais, no trânsito violento, nas favelas ou nos prédios mais luxuosos, ei-la à espera de corações sensíveis e abertos à compreensão de que somos um todo, buscando justiça e igualdade.
O mundo clama por paz, Senhor! Dentro de nós mesmos, no íntimo do nosso coração façamos brotar a semente da paz, que nossas motivações visem sempre o bem.
A Ti Jesus que viestes para nos dar a tua paz, rogamos com confiança pois só em Ti compreenderemos a paz necessária que surge de nossa reconciliação com Deus e com os irmãos.

Ir. Ágda de França, fsp

Oração de Ação  de Graças
A Ti, Senhor, nossa prece de gratidão e louvor.
Obrigado porque és uma presença contínua em nossa vida.
Obrigado porque não nos abandonas a todo tipo de sorte. Nem estamos aqui por um acaso. Tens um projeto para a vida de cada um de nós.

Obrigado pela paciência e acolhida de nossas fragilidades. Que aprendamos a ver nelas a tua ação redentora, construtora de vida verdadeira. Sinal da força da vida que desabrocha da morte e onde nem mesmo o invólucro da terra pode conter.
Obrigado Pai de amor por nos ter dado Jesus.

Jesus nós te agradecemos pelas pessoas que tornam nossa vida com mais sentido.
Obrigado por nos ter dado São Paulo animador de comunidades e fervoroso apóstolo que não mediu esforços para o anúncio de tua Palavra. Amém!

Ir. Ágda de França, fsp

2 comentários:

  1. DALVA DE ASSIS BUENO DE SOUZA11 de março de 2012 14:27

    Irmã Rosa, o blog é lindo, nos transmite o carinho com que é feito e nos faz sentir a ternura de Jesus.
    Peço orações por minha família. Obrigada.
    Grande abraço a todas as irmãs.
    Dalva, do Butantã.

    ResponderExcluir
  2. Ir.Rosa e as demais lindo demais.
    Orações por meus parentes e aos ouvintes.

    Também pela rádio 09 de julho e a IR Paulinas.

    Fronteira R/Belém SP Capital

    ResponderExcluir