quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Leitura Orante – ASSUNÇÃO DE MARIA, 16 de Agosto de 2020

 

Leitura Orante – ASSUNÇÃO DE MARIA, 16 de Agosto de 2020

ASSUNÇÃO DE MARIA: plenitude do seu “ser visitante”

“Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa”  (Lc 1,56)


Texto Bíblico: Lucas 1,39-56


1 – O que diz o texto?

Descobrimos o sentido da Assunção de Maria não tanto contemplando o céu, mas a terra. Na terra não veneramos a tumba de Maria, nem celebramos funerais por ela, ou em sua memória. Embora possam parecer estranho, os santuários onde se venera a memória de Maria são, para nós, não lugares funerários, mas fontes de vida, espaços onde a sentimos vivente, mãe, mulher do serviço, cuidadora nossa.


Ascenção, Assunção são dois nomes que damos a esta experiência de presença transformadora. Em Jesus, e a partir de Jesus, Maria também “é assunta” e se faz presente junto a seus filhos e filhas. Sua bendita presença nos abençoa e nos enche de graça. 


Maria “foi assumida por Deus” porque “desceu” ao mais profundo da vida, comprometendo-se e sendo presença solidária. Ela viveu a “assunção” em todos os momentos de sua vida, de maneira especial, quando se deslocou em direção aos outros.


Por isso, o Evangelho, indicado para a festa de hoje, nos fala da “presença visitante” de Maria.


Maria fecha a porta de sua pequena casa em Nazaré e inicia apressado, o caminho para a montanha, onde vivia Isabel. O impulso do seu coração movia velozmente seus pés. Este relato nos mostra o que é “visitar”.


Maria “saiu em visita” porque, antes, foi “visitada” pela presença surpreendente de Deus. Ela entrou no fluxo do “Deus visitador”, prolongando e visibilizando as visitas divinas. Ela foi “assunta” porque, nas suas “visitas”, ela “subiu e desceu” em direção aos outros, numa atitude de serviço gratuito. 


Maria foi visitar; podia não ter ido. Isabel, com mais idade e grávida, seguramente estava bem atendida. Mas, Maria foi... para estar, escutar, partilhar, ajudar...


2 – O que o texto diz para mim?

Visitar implica mover-se, para perto ou para longe, sair, pôr-se em marcha; abandonar o espaço de conforto adentrar-se na realidade do(a) outro(a), na expectativa de que este(a) outro(a) abra a porta de seu espaço e de sua vida, entrando em profunda sintonia com quem o(a) visita. 


É uma ação pessoal, uma atitude aberta, um estar atentos aos detalhes da vida próxima, do entorno. Visitar não conta nas estatísticas. É uma ação muito silenciosa que não requer estruturas organizativas, nem contratuais. Visitar exige irremediavelmente investir tempo, gratuitamente; quem tem tempo hoje para presenteá-lo desinteressadamente?


A pessoa visitada tem também sua vida “expandida”, pois, receber o(a) outro(a) implica mudar a rotina do seu cotidiano, acolher a nova presença que vem, dedicar atenção e escuta...


Se eu reler com atenção o relato de Lucas, encontrarei Isabel, a prima de Maria, como protótipo de uma vida “visitada”, de uma existência que poderia fechar-se na pequena felicidade de sua fecundidade surpreendente; no entanto, ela abriu passagem a uma voz que vinha mais além dela mesma. Isabel escutou aquela voz e soube reconhecer Maria como a nova Arca da Aliança que carregava a salvação dentro dela. E Lucas realça o detalhe de que “a criança pulou de alegria no ventre de Isabel”.


Vou me deixar conduzir por Maria e vou com ela “de visita” à casa de Isabel, para recuperar o sentido do “visitar” e “ser visitado” no meu contexto atual.


Deus visita a mim e visita através de mim, assim como Ele me visita por meio dos outros. Há uma infinidade de anjos mensageiros, cruzando meus espaços cotidianos, inspirando-me, ajudando-me, movendo minha vida a saírem de seus lugares fechados, a romper muros, a ultrapassar fronteiras... A intolerância, o medo do diferente, a suspeita, o preconceito... são a morte de toda possibilidade de viver a “cultura da visita”.


3 – O que a Palavra me leva a experimentar?

Uma característica de minha sociedade é o individualismo, o fechamento narcisista que me centra e me concentra em meu “ego” como lugar preferencial de atenção, dedicação, cuidado e investimento de quase todas as minhas energias disponíveis. Neste contexto social em que vivo cada vez mais fragmentado e individualizado, as relações vão se tornando líquidas, restando às manifestações muito superficiais, reduzidas, talvez, a um mero contato tecnológico através das redes sociais.


Tenho a sensação de que, a partir de fora, tudo me convida a viver auto-referenciado e surda às vozes que me vem do mais além de mim mesma. Muitas forças externas a mim me pressionam a reduzir minha vida ao tamanho de um “bonsai”, a atrofiar os desejos até reduzi-los aos pequenos bens acessíveis e a conformar-me com pequenas doses de prazer egoísta.


Mesmo numa vida fechada, também aí irrompem as “visitações”; Maria, a “visitante” e Isabel, a “visitada”, podem me ensinar a reconhecer Aquele que me visita e vem a mim escondido no humilde e insignificante. 


Aquelas duas mulheres grávidas, Maria e Isabel, cheias e fé e grandes expectativas, envolvidas no silêncio da promessa de Deus, se encontram e no mesmo instante do abraço, a palavra se faz presente com a intensidade da compreensão, da acolhida, da alegria e da intimidade partilhada.


A visita começa a dar fruto desde o primeiro instante se há uma boa predisposição. A atitude de quem vai ao encontro e quem acolhe é elemento primordial.


Elas estavam felizes. Isabel gritou de júbilo e “a criança saltou de alegria em seu ventre”. E Maria proclamou exultante, a oração de louvor e agradecimento ao Deus da Vida. “O Magnificat recolhe a prece da orante que se descobre, desde a humildade, fecundada por seu Senhor dentro da História da Salvação” (Mari Paz Lopes).


4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?

Senhor, o Magnificat é o grande resumo da experiência de Maria; Magnificat não é um parêntese: supõe tudo o que Maria viveu. É impossível conhecê-la sem saborear demoradamente estas palavras, que são a tradução dos seus sentimentos íntimos diante da nobre missão de ser a mãe do Salvador.


No Magnificat, Maria canta a sua própria história. E isso me desafia a fazer o mesmo. Ninguém vive uma vida espiritual fecunda enquanto não for capaz de construir a relação com Deus como um diálogo vivo entre um “eu” e um “Tu”. A oração de Maria não é feita de fórmulas. Ela expõe a sua vida naquilo que diz.


Através do Magnificat Maria vai ter a oportunidade de prolongar o seu “sim”, revelando que conhece bem as suas implicações profundas. No Magnificat, Maria sai de seu silêncio e explica o que significa o seu consentimento a Deus. E faz isso da forma mais simples e verdadeira, interpretando primeiro a sua própria experiência de fé e ancorando-se, depois, naquilo que a História da Salvação lhe ensina sobre a ação de Deus e sobre a missão do Povo de Deus neste mundo.


Maria permaneceu em casa de Isabel “três meses e voltou para sua casa”. Moveu-se, investiu seu tempo e posso imaginar quê maravilhosos três meses passaram juntas, vendo como a vida crescia dentro delas, cuidando-se, rindo, partilhando.... Deixar-me inspirar por este “ícone da Visitação”.


5 – O que a Palavra me leva a viver?

Depois de empapar-se do evangelho deste dia é preciso perguntar-se: “o que me inspira o ‘movimento’ de Maria visitando Isabel”? E se realmente, o fato de visitar, tem um significado em minha vida.


- Diante da situação pandêmica, quê outras formas de visita poderiam ser ativadas? 


São tantas as pessoas que estão esperando uma visita, mesmo virtualmente. Há muitas carências de abraços e de afeto.


- Recordar aqui as obras de misericórdia: duas delas se referem ao fato de “visitar” – “enfermos e presos”.


Fonte: 

Bíblia Novo Testamento – Paulinas: Lucas 1,39-56

Pe. Adroaldo Palaoro, sj 



Sugestão: 

Música: Odogitria Pan Haghia – fx 12 

Autor: Padre Zezinho, scj

Intérprete: Padre Zezinho, scj

CD: Quando Deus se calou

Gravadora: Paulinas Comep

Duração: 03:35






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