quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Leitura Orante – 30º DOMINGO TEMPO COMUM, 27 de OUTUBRO de 2019



Leitura Orante – 30º DOMINGO TEMPO COMUM, 27 de OUTUBRO de 2019

A IMPIEDOSA LEVEZA DE SENTIR-SE SUPERIOR AOS OUTROS

“...por não ser como os outros homens: 
gananciosos, injustos, adúlteros; nem como esse coletor de impostos.” (Lc 18,11)


Texto Bíblico: Lucas 18,9-14


1 – O que diz o texto?
Na pregação e na prática de Jesus nós nos deparamos com uma espiritualidade que vem de “baixo”,  que brota do encontro com a fragilidade humana. Ele, conscientemente, se compromete com os publicanos e pecadores, com os pobres e doentes... porque sente que eles estão abertos ao amor de Deus.

Os “justos” (praticantes da lei e observantes das normas religiosas), pelo contrário, vivem centrados em si mesmos e são aqueles que entram em permanente conflito com Jesus.

Os “fariseus” são os típicos representantes de uma espiritualidade legalista, distante da realidade humana. Eles não percebem que, observando detalhadamente todas as leis, não estão pensando em Deus, mas sim, em si mesmos. No fundo, não tem necessidade de Deus. Acredita que cumprindo perfeitamente todos os mandamentos por suas próprias forças, tem o direito de exigir de Deus uma recompensa. Não buscam viver o encontro com o Deus de misericórdia; o que mais lhes interessa são os cumprimentos minuciosos das normas e ideais que se impuseram a si mesmos.

De tanto se fixarem sobre as leis, esquecem o que Deus realmente deseja do ser humano, tornam-se frios, insensíveis... e assumem o papel de juiz para julgar o comportamento dos outros. Por isso Jesus os condena duramente, enquanto para os pecadores e fracos Ele se apresenta manso e misericordioso.

A parábola do “publicano e do fariseu” é como o espelho interior que nos desvela (tira o véu), nos ajuda a descobrir e acolher o que somos na realidade. 

Os personagens são muito simples, somente dois, estilizados, quase caricaturados: o “justo” e o “pecador”. Com os dois personagens e uma eloquente imagem na qual se vê refletida a atitude de cada um na oração, Jesus consegue nos colocar diante do espelho de nossa interioridade, desmascarando a estupidez da prepotência e nos animando a ativar a atitude da humildade, a mais humana das virtudes. 

Cada um dos personagens se retrata a si mesmo em seu modo de orar. Porque, diante de Deus, por um lado, vê-se com maior claridade o absurdo de querer se colocar acima dos outros, e, por outro, a humanidade da humildade.

Mas o espelho mostra que os papéis estão invertidos. Aquele que afirma ser “justo” e perfeito cumpridor das leis, na realidade é o desumano. E aquele que se reconhece pecador, prostrando-se ao solo, na realidade é o mais humano. Este, porque “desceu” do pedestal do ego, encontra a reconciliação.


2 – O que o texto diz para mim?
Segundo Lucas, Jesus dirige esta parábola a alguns que se apresentavam serem “justos” diante de Deus e desprezavam os outros. Os dois protagonistas, que “subiram ao templo para orar”, representam duas atitudes religiosas contrapostas e irreconciliáveis. 

Mas, qual é a atitude justa e verdadeira diante de Deus? Esta é a pergunta de fundo.

Quando me vejo demasiadamente legalista, demasiadamente perfeita, exigente, rígida, ansiosa, agressiva, intolerante..., agiria bem me perguntando o quanto do “fariseu” habita em mim.

Na parábola acima mencionada, os dois personagens correspondem a dois aspectos de minha própria pessoa. Vive em mim um eu prepotente, que se considera justo e rejeita todo o imperfeito; é o eu rígido, fruto da exigência, que se identifica com a imagem idealizada de si mesmo e se alimenta do orgulho. Mas junto a ele, e com frequência sufocada, vive “outro eu” que teve de esconder-se porque não se sentiu reconhecido em sua verdade, nem aceito em seus limites. 

Somente quando integrar e me reconciliar com os aspectos que tinha negado ou até rejeitado – o publicano -  poderei alcançar a paz e a harmonia estáveis.  Portanto, meu grande empenho não consiste em ser “perfeita”, mas “completa”. Na medida em que sou mais “completa”, porque aceito de maneira integral toda a minha verdade, vou me tornando mais compassiva e humana.


3 – O que a Palavra me leva a experimentar?
A parábola me revela que a reconciliação virá por esse lado. Preciso abraçar toda a minha frágil realidade em toda a sua verdade e, a partir dessa humildade, começar a viver em gratuidade e em gratidão. Deus tem mais facilidade de entrar em minha vida pela porta da fragilidade e da limitação; ao contrário, não encontra acesso à minha vida quando estou petrificada em meu perfeccionismo e fechada em minha soberba.

Será justamente a partir da consciência de minha pobreza e de minha negatividade que poderei me abrir à experiência da gratuidade divina; é quando me encontro com mais necessidade de me abrir para cumular dos dons da graça divina.

A parábola me fala da necessidade de acolher o desprezível que descubro em mim, de receber amorosamente em meus braços o pobre “publicano interior”, de contemplá-lo com olhos compassivos e alimentá-lo. Desse modo, irei reduzindo meu abismo interior e avançarei para a totalidade a que Deus me chama em Jesus. 

Em outras palavras, a transformação interior só pode acontecer quando tudo quanto está em mim é referido a Deus, ao Deus que me ama e me conduz à verdade de minha existência.

Tudo quanto penso e sinto acontece na presença de Deus, Aquele que me olha com bondade e compaixão e que vê até o fundo de meus pensamentos e sentimentos.


4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?
Senhor, a humildade é o coração mesmo da mensagem bíblica; ela é a transparente verdade que enobrece e engrandece, porque dá a exata medida de minha fraqueza e limitação. Ela é o segredo da paz interior.

Sei que uma das fontes de angústia e ansiedade é constatar a diferença entre o que pretendo ser, o que gostaria de ser e o que realmente sou.

“A humildade é a verdade” (S. Tereza d’Ávila); ser o que se é nada acrescentar, nada tirar, aceitar seu húmus, sua condição terrosa, suas grandezas e seus limites; maravilhar-se de que esta argila infinitamente frágil seja habitada pela santidade e seja capaz de amar.

“Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lc 18,14).

A humildade, portanto, implica reconciliar com a minha condição terrena, com o mundo de meus  instintos e paixões, com o meu lado sombrio.

Eu tenho necessidade de bastante contato com o chão de minha existência para que o salto para Deus possa acontecer. O caminho para Deus passa sempre pela experiência da própria fraqueza.

Quando não consigo mais nada, quando tudo me foi retirado das mãos, quando sou forçada a constatar que fracassei, aí é também o lugar onde já não me resta outra coisa senão me entregar nas mãos de Deus, abrir minhas mãos e apresentá-las vazias a Deus.

A experiência de Deus nunca é uma recompensa pelo meu esforço, mas sim, a resposta à minha própria indigência. Entregar-me a Deus é a meta de todo caminho espiritual.


5 – O que a Palavra me leva a viver? 
Na perspectiva cristã nada se perde; na oração, aprendo a acolher e a conviver com os cacos e fragmentos de minha vida, e a partir daí, com a graça de Deus, posso construir algo novo e surpreendente.

Deixar-me “desvelar” por Deus: quanto há de “fariseu” em seu coração? Quanto há de “publicano”?

Em quê circunstâncias de minha vida transparece o “fariseu” ou o “publicano”?


Fonte: 
Bíblia Novo Testamento – Paulinas: Lucas 18,9-14
Pe. Adroaldo Palaoro, sj 


Sugestão: 
Música: Fragilidade
Autor: Jorge Trevisol
Intérprete: Jorge Trevisol
CD: Amor, mística e angústia
Gravadora: Paulinas Comep
Duração: 04:15



Nenhum comentário:

Postar um comentário