quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Leitura Orante – 27º DOMINGO TEMPO COMUM, 06 de OUTUBRO de 2019


Leitura Orante – 27º DOMINGO TEMPO COMUM, 06 de OUTUBRO de 2019

A AVENTURA DA FÉ

“Senhor, aumenta-nos a fé”  (Lc 17,5)


Texto Bíblico: Lucas 17,5-10


1 – O que diz o texto?
Os relatos evangélicos nos oferecem a possibilidade de conhecer o “caminho” aberto por Jesus. É o que revela a mensagem do evangelho deste domingo, a partir do pedido dos apóstolos: “aumenta nossa fé!”.

Jesus não responde diretamente, pois quer dar a entender que a petição não está bem formulada. 

Não se trata de quantidade, mas de autenticidade. Jesus não lhes podia aumentar a fé, por mínima que fosse. A fé não pode ser aumentada a partir de fora; ela deve crescer a partir de dentro, como o grão de mostarda. 

A fé é uma vivência de Deus; por isso, não tem nada que ver com a quantidade. 

Efetivamente, podemos dizer que a fé é um dom de Deus, mas um dom que já foi dado a todos; à medida que a pessoa entra em sintonia com a presença de Deus em tudo e em todos, sua fé se expande e amadurece, ativando todas suas potencialidades humanas e abrindo-a a um compromisso de vida.

Jesus, narrado nos evangelhos, nos ensina a viver a fé, não por obrigação, mas por atração. Faz-nos viver a vida cristã, não como um dever, mas como discípulos (as) e seguidores (as), seduzidos (as) por Ele. No encontro com seu Evangelho, aprendemos seu estilo de viver e descobrimos formas mais humanas e evangélicas de pensar, viver, celebrar e contagiar nossa fé.

Parece uma afirmação óbvia: ser cristão é ser seguidor de uma Pessoa, Jesus Cristo. No entanto, grande parte dos cristãos está mais preocupada em seguir uma doutrina, uma religião, ou centrar a vida na prática fundamentalista de leis ou normas morais. Muitos buscam mais uma religião que dá segurança e não o Evangelho que inquieta e desinstala.

Precisamos revisar nosso modo de entender e viver a fé cristã, muitas vezes, passiva e estática, infantil e imatura. A não é “algo” que uns tem e outros não. A fé é uma vida que se desperta, cresce, se expande... Segundo São Paulo se crer em Jesus Cristo “nosso interior vai se renovando de dia em dia” (2Cor 4,16).  A fé viva e operante amadurece no coração de quem vive como discípulo (a) e seguidor (a) de Jesus.

Nesse sentido, a imagem da amoreira transplantada no mar está nos dizendo que toda a força de Deus já está presente em cada um de nós. Aquele que tem confiança em Deus poderá expandir toda essa energia. 

A fé não é um ato, nem uma série de atos, mas uma atitude pessoal fundamental e total que imprime uma direção definitiva à existência. Confiar naquilo que realmente somos nos dá uma liberdade de movimento para desatar todas as nossas possibilidades humanas. 


2 – O que o texto diz para mim?
Sei que Jesus desencadeou um movimento profético em favor da vida, mobilizando seguidores (as) a quem confiou à missão de anunciar e promover o projeto do Reino de Deus. Por isso, o mais importante para reavivar a fé cristã é ativar a decisão de viver como seguidores (as) seus (suas).

Nesta perspectiva, o critério primeiro e a chave decisiva para entender e viver a fé cristã é seguir Jesus Cristo. Quem o segue vai descobrindo o mistério que se revela n’Ela, situa-se na perspectiva correta para entender Sua mensagem e vai aprendendo a trabalhar a serviço do Reino de Deus. O seguimento constitui o núcleo, o eixo e a força que permite a uma comunidade cristã expandir sua fé em Jesus Cristo.

Por isso, mais que ter fé em Jesus, o decisivo é “viver a fé de Jesus”; seguir Jesus é a opção primeira que há de fazer um cristão. Esta decisão muda tudo. É começar a viver, de maneira nova e criativa, a adesão a Jesus e a pertença à sua comunidade. 

Encontrar, por fim, o caminho, a verdade, o sentido, a razão do viver cotidiano. 

Concretamente, viver a “fé de Jesus” é crer no que Ele acreditou e dar importância ao que Ele dava. Interessar por aquilo que Ele se interessou e defender a causa que Ele defendeu. Olhar as pessoas como Ele as olhava e aproximar-me daqueles que sofrem como Ele se aproximava. Sofrer por aquilo que Ele sofria e confiar no Pai como Ele confiava. Enfrentar a vida e a morte com a esperança com a qual Ele enfrentou.  

No seguimento, vou buscando uma maneira criativa de viver hoje o que Jesus viveu no seu tempo.


3 – O que a Palavra me leva a experimentar?
Ter fé é, sobretudo, viver de acordo com os valores segundo os quais vivia Jesus. Uma primeira afirmação importante: vida. A fé é uma vida, uma relação pessoal que me faz caminhar para aquela expressão feliz de São Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20). 

Um caminho, durante o qual vou vivendo uma relação pessoal e um progressivo crescimento.

A fé, portanto, é vida e, como tal, tem todas as características da vida, com um suplemento a mais: é vida aberta à vida eterna, à imortalidade; vida que se inspira no modo de viver de Jesus: vida oblativa, inspiradora, comprometida em favor da vida.

O seguimento exige uma dinâmica de movimento. E seguimento não é questão de razão (doutrina), mas de paixão, sedução, afeto (coração). Seguir Jesus significa viver a aventura da fé: fazer caminho com Ele identificar-se cada vez mais com Ele e revestir-se do Seu estilo de vida...

Infelizmente, tal como é vivida hoje por muitos, a fé cristã não suscita “seguidores”, mas só adepto de uma religião. Não gera “discípulos (as)” que, identificados (as) com seu projeto, se entregam a abrir caminhos ao Reino de Deus, mas membros de uma instituição que cumprem melhor ou pior suas obrigações religiosas. Muitos deles correm o risco de não conhecer nunca a experiência mais originária e apaixonante: o encontro pessoal com Jesus. Na realidade, nunca tomaram a decisão firme de segui-lo.


4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?
Senhor, a maioria dos cristãos não quer amadurecer na fé por medo das exigências que isso implica. 

Alguns se instalam interiormente: já não crescem não se deixam questionar pelo Evangelho; não creem em sua própria conversão, não se arriscam em aproximar-se de Jesus... Outros vivem sua fé de maneira rotineira e repetitiva: com isso, a oração se faz fórmula, o evangelho torna-se letra morta, a Igreja se transforma em “ong”, a autoridade se faz poder, a missão se reduz a propaganda, o culto vira ritualismo, a ação moral se revela ação de escravos e a fé viva na pessoa de Jesus vai se apagando.

Finalmente, a parábola do empregado cuja única obrigação é fazer o que lhe fora pedido, sem mérito algum, está na linha da crítica de Jesus aos fariseus por confiarem no cumprimento da Lei como único caminho de salvação. Trata-se do eterno problema da ou das obras. 

Quantos problemas eu teria evitado se não tivesse esquecido o evangelho! Nem Deus tem que aumentar minha fé, nem sou “serva inútil”. Descobrir o que realmente sou seria a chave para uma verdadeira confiança em Deus, na vida, na pessoa humana...

Nesse sentido, “sou servidora e nada mais, faço o que deveria fazer”.

A expressão “sou servo inútil”, revela uma tradução muito limitada. Se o servo fosse inútil, o senhor não lhe pediria serviço algum. Pelo contrário, ele é extremamente útil. 

Seu trabalho tem muito valor aos olhos do senhor. Mas o servidor não é nenhuma personalidade de destaque. Ele não está acima do senhor, Ele faz seu trabalho; é servidor, e nada mais. Mas serve.

Servindo com simplicidade, não em função de compensações egoístas, mas em função da retidão, da fidelidade e da gratuidade, serei indispensável para o projeto de Deus. 


5 – O que a Palavra me leva a viver? 
Na vivência cristã, minha fé se resume a algumas “práticas religiosas”:

É expressão de uma profunda identificação com o modo de ser e de agir de Jesus?

Minha vida deixa transparecer a “fé de Jesus”? – sintonia com o Pai, serviço humilde aos outros, empenho em favor da vida, compromisso com os mais pobres e excluídos...


Fonte: 
Bíblia Novo Testamento – Paulinas: Lucas 17,5-10
Pe. Adroaldo Palaoro, sj 


Sugestão: 
Música: Dois riscos 
Autor: Pe. Zezinho, scj
Intérprete: Pe. Zezinho, scj
CD: Feita de dois riscos é a minha fé
Gravadora: Paulinas Comep
Duração: 03:04



Nenhum comentário:

Postar um comentário