terça-feira, 22 de março de 2016

Leitura Orante – quinta-feira Santa, 24 de março de 2016



Leitura Orante –  quinta-feira Santa, 24 de março de 2016

EUCARISTIA: uma grande comunhão cósmica

“Tomai e comei, isto é meu Corpo; tomai e bebei, isto é meu Sangue”


Texto Bíblico: lCor 11,23-35 - Jo 13,1-15


1 – O que diz o texto?
Nesta 5ª feira Santa, dia da instituição da Eucaristia, podemos buscar, nesta última refeição de Jesus, a inspiração e o sentido para uma consciência ecológica integral, restabelecendo a comunhão universal com todas as expressões de vida.

Jesus, na Última Ceia, ao tomar o pão e o vinho em suas mãos, acolhe os dons da Natureza para transmitir sua Vida a toda humanidade; Vida em abundância; Vida que não tem fim...; a Vida num pedaço de pão e num cálice de vinho.

A Última Ceia de Jesus com os apóstolos revela que a Criação é obra de Deus e exige uma aproximação contemplativa. Quanto mais proximidade e intimidade com a terra, mais profunda é a comunhão com todos os seres. A Terra nos encanta e nos convida, continuamente, à admiração, ao cuidado e à veneração.


2 – O que o texto diz para mim?
Todas as criaturas celebram a grande festa, ao redor da Mesa cósmica (Última Ceia – Ceia universal).

A vivência da Última Ceia me proporciona uma fecunda experiência cósmico-ecológica.
Em Jesus, Deus se revelou encarnado na história e fez do Universo seu corpo.

A presença real de Jesus, no pão e vinho da Eucaristia, me desperta a reconhecê-Lo presente no coração do Cosmos e da História.

No partir do Pão e no beber do Vinho da Eucaristia, palpita a vida que transcende as fronteiras da morte.

Quem come deste Pão e bebe deste Vinho, compromete-se com a luta contra as forças da morte: egoísmo, violência, indiferença, omissão política, desonestidade na gerência dos bens, descuido nas relações afetivas, isolamento no medo, destruição do meio-ambiente, poluição...


3 – O que a Palavra me leva a experimentar?
Estou mergulhada no “grande Templo” formado por uma multiplicidade de notas, sons, sinais e mensagens diferentes. Faço parte de uma realidade complexa, diversa e única. 

Uma pedra, uma cascata, uma nuvem caprichosa, um pássaro, convertem-se em veículos de sabedoria. É necessário que eu me eduque para captar a mensagem que a natureza me transmite e aprender a viver a comunhão com tudo o que me rodeia. Todo o Cosmos é como um grande livro que precisa ser lido.

O ser humano, ao sentir a presença de Deus em todas as coisas e entra em comunhão com toda a natureza, seu coração se emancipa e se dilata, sua mente se abre, seus horizontes se ampliam... O Universo passa a ser o seu grande lar, onde ele encontra o coração de Deus. Em tudo se pode vislumbrar um lampejo da divindade. Com isso, a eucaristia revela seu caráter universal que me permite viver uma espiritualidade ecológica e me ensina a abraçar a Criação e a me encontrar com o Deus do Universo. A comunhão com o Universo é ponto de partida e de chegada da Eucaristia.


4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?
Senhor, simbolicamente, na Eucaristia, o pão é partido para significar a doação de Jesus; e ao comer deste pão, aceito ser como o grão de trigo que, caído no chão da história, recebe as energias que vem das profundezas da terra e das alturas do céu.

Num pedaço de pão há o vento que balança as espigas, a noite calma que caiu sobre o campo, o sol ardente que faz germinar e crescer o trigo, a água generosa que possibilitou a vida, a terra que teve de ser arada, o ser humano trabalhando sem parar, a semente que teve de morrer para que viesse a planta, o adubo que foi posto com mãos calosas, o gesto da mão que preparou a massa... A natureza inteira se mobilizou para gerar o pão, que deve ser partido e oferecido com generosidade.

Da mesma forma, toda a Criação foi mobilizada para proporcionar o vinho da alegria e da festa. Sobre o altar, está contido todo o Universo, pronto a se fazer dom e alimento.
Jesus, na Última Ceia, ao tomar o pão e o vinho em suas mãos, acolhe os dons da Natureza para transmitir sua Vida a toda humanidade; Vida em abundância; Vida que não tem fim...; a Vida num pedaço de pão e num cálice de vinho.


5 – O que a Palavra me leva a viver?
A partir da Eucaristia tudo é sagrado, tudo é uma grande liturgia cósmica. O universo é um grande sacramento e se transforma no espaço e no lugar de manifestação da divindade. Tudo é sagrado; a Natureza é sagrada, porque é Templo de Deus. Todos os lugares da mãe-Terra pelos quais caminho são “territórios sagrados”. Segundo a Bíblia, a Terra é um jardim onde Deus tem prazer em passear. 

O Universo inteiro é um imenso altar cósmico sobre o qual celebra-se, diariamente, a liturgia da vida; ao mesmo tempo, ele é o lugar no qual onde posso contemplar e acolher a presença do Criador, a harmonia dos seres, a comunhão das criaturas. Sobre o altar do mundo se entrelaçam o céu e a terra, de modo que toda a Criação é iluminada pela Eucaristia.


Fonte:
Bíblia Novo Testamento – Paulinas:  lCor 11,23-35 -  Jo 13,1-15
Pe. Adroaldo, sj – reflexão do Evangelho
Desenho: Osmar Koxne 

Sugestão:
Música:  Por um pedaço de pão  - fx10 - Autor:  Pe. Zezinho, scj - Intérprete: Pe. Zezinho, scj - Cd: Os grandes sucessos - Gravadora:   Paulinas Comep



Nenhum comentário:

Postar um comentário