terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dicas do prof. Hilton Claudino - Depressão


Depressão
É uma enfermidade que se caracteriza por mudanças no humor e pela perda de prazer em atividades cotidianas, que antes eram prazerosas ou motivadoras. Em geral ocorre devido ao abatimento mental ou físico que causa melancolia, desânimo, entre outros sintomas.

Argila Verde

Prepare-a com água em temperatura ambiente se estiver frio aqueça levemente a água, faça uma a duas aplicações, diariamente, sobre a testa, pescoço, solado dos dois pés e coluna vertebral. Deixe agir por 90 minutos. Pode fazer as aplicações em qualquer período do dia, por quanto tempo você achar necessário. Caso tenha almoçado ou jantado aplique duas horas depois.
Para remover a argila pode fazer durante o banho.
Obs.: Se quiser pode aplicar a argila também sobre a cabeça (faça um capacete).  

Erva de São João

Tome duas xícaras (chá) durante o dia. Prepare o chá sob a forma de infusão. Utilize uma colher (chá) da planta para uma xícara de água fervente. Abafe por 15 minutos e beba sem adoçar. Você deve usar o chá por 20 a 30 dias. Se houver necessidade de continuar, faça uma pausa por 10 dias antes de reiniciar.
Contra indicações: diabéticos (a planta contém alcaloides). Além disso, seu uso por longos períodos (mais de 60 dias) pode causar hipertensão arterial.

Gengibre

Coloque meio litro de água no fogo e deixe aquecer entre 35ºC e 40ºC. Depois, despeje a água sobre duas colheres (sopa) de gengibre cru, esmagado ou ralado. Tampe o recipiente e deixe em repouso por 15 minutos. Ingira uma a duas xícaras (chá) durante o dia sem adoçar.  O Gengibre tem o mineral Litio que combate a depressão. Esse mesmo mineral também é encontrado nas Nozes, que pode comer três a cinco unidades durante o dia.

Banana

Procure comer duas a três unidades durante o dia, sempre uma hora antes das refeições ou duas horas após. Se quiser, você poderá prepará-las no sistema a vapor. A banana é rica em triptofano e, durante sua passagem pelo estômago, ela libera esta substância que se transforma em serotonina, hormônio responsável pela sensação de alegria e bem estar. 

Vinagre natural de fruta maçã

Ingira uma colher (sobremesa) diluída em, aproximadamente, três dedos de água, uma a duas vezes por dia, após o almoço e o jantar. Pela manhã depois de alimentar-se tome o Vinagre Natural de Maçã adoçado com mel.

Composto alimentar com propriedades antidepressivas

O ideal é consumir pela manhã como a primeira refeição.  
Coloque no liquidificador, bater em seguida e ingerir imediatamente, se houver sobras descarte-as.  
100 gramas da polpa de Açaí.
Duas colheres (chá) de cacau em pó (diabéticos não utilizar).
Uma colher (sopa) gérmen de trigo (cru ou tostado).
Uma unidade de banana.
Uma unidade de Castanha do Brasil (antiga do Pará).
Uma colher (sobremesa) de Gergelim preto.
Uma colher (sopa) de Sementes de Linhaça (marrom ou dourada).
Uma colher (chá) de uma das seguintes plantas medicinais: Ginseng,  nó-de-cachorro ou Pfaffia paniculata (em pó).
Água.  
Adoce com mel (diabéticos não utilizar).
Esse composto alimentar poderá ser ingerido diariamente.   

Caminhar e Pedalar 

Praticar caminhadas diariamente por no mínimo 30 minutos tem efeito antidepressivo. Pedalar proporciona o mesmo benefício.

Dançar

A prática constante também tem efeitos antidepressivos.

Banho de Sol (vitamina D)

Na realidade ela é um hormônio e não uma vitamina, pois ela é sintetizada pelo organismo. O sol é responsável por 80% a 90% de toda a vitamina D que o corpo recebe.
Procure tomar banho de sol por 10 a 15 minutos diariamente, o sol deve banhar todo o corpo principalmente incidir sobre os olhos. Dessa forma se produz a vitamina D, essencial no combate à depressão por estar ligada a produção e manutenção de hormônios. A carência de vitamina D afeta o humor.

Açúcar

Evite o consumo de açúcar e de tudo que o contenha (refrigerantes, doces, etc), percebi melhoras nas pessoas simplesmente por banir o açúcar de sua vida.

Observações:
- Como ex-voluntário (posto Jabaquara/S.Paulo), resolvi divulgar aqui o Centro de Valorização da Vida (CVV). Esta entidade foi criada em 1962, no estado de São Paulo. O CVV tem como objetivo prestar serviços humanitários, por meio do apoio emocional direcionado às pessoas que sofram de depressão, solidão ou, até mesmo, para as pessoas que não tenham mais vontade de viver. O CVV atua em todo o país, não tem fins lucrativos, religiosos ou políticos e é mantido por seus voluntários.
- Dados extraídos do livro: Argila Medicinal, autor Hilton Claudino. 

Para mais informações:

Hilton Claudino
site: www.hiltonfitoyahoo.com
Fone:  (12) 3883-1011
Cel.     (11) 98189-5805 (TIM)
            (12) 99653-6161 (VIVO)

Contatos para deixar suas dúvidas, recados...

WattsApp: (11) 9 4169-3879

facebook: Nos passos de Paulo

Blog do programa: www.nospassosdepaulo.com.br

Programa Nos Passos de Paulo, às quartas-feiras, das 20 às 21h



Nenhum comentário:

Postar um comentário