terça-feira, 5 de junho de 2012

Missionárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria


Missionárias dos Sagrados  Corações de
Jesus e Maria

Esteve presente em nosso programa a Irmã Maria Fabiana da Congregação Missionárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria e agora ela nos conta aqui no Blog um pouco sobre as história de sua congregação.

O Instituto nasceu em Roma em 1886. As fundadoras, Madre Rosa Rosato e Madre Rosa D’Ovidio, com riqueza de dons e diversidade pessoais, propõem e sintetizam o carisma, que é o de “Viver o seguimento do Coração de Cristo, à luz do Coração de Maria, ao serviço dos irmãos pobres e sofredores”.
A devoção e a espiritualidade dos Sagrados Corações como forma de piedade, é o elemento fundamental do carisma. E a teologia do Coração de Jesus, á qual fazemos referência, se evidencia naquilo que Ele mesmo diz e ensina: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de Coração”.
O Coração de Cristo é o lugar do amor de Deus: Fazer a experiência do amor contemplando o Coração de Cristo, para poder irradiar alegria, serenidade em todas as circunstâncias da vida.
O Coração de Cristo lugar de obediência ao Pai: Contemplando o Coração de Jesus a consagrada aprende o que significa ser pessoa inteiramente consagrada a Deus e ser pessoas plenamente disponíveis nas mãos do Pai.
Lugar da Comunhão: É acolher o convite de Jesus “Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Nesse santuário (que é o coração de Jesus Manso e humilde) a missionária encontra a unidade e comunhão como irmãs.
Lugar da reparação: Contemplam o Coração traspassado para aprender compreender o mistério do perdão.
Contemplando assim o Coração de Cristo, a Missionária dos Sagrados Corações, compreende que a Reparação, não consiste somente em obras de penitência pessoais, mas no desenvolvimento da vida de fé e na entrega de si mesmo a Deus, para que Ele seja o centro das próprias aspirações. De tal forma, manifesta esta sua oblação em uma dupla atitude:
em reparar as ofensas de tantos irmãos feitas ao Coração de Jesus, sob o exemplo de Cristo, que reparou as ofensas da humanidade para com o Pai e com a imolação para a salvação das almas e da humanidade, na oração, no sacrifício e no apostolado.
As Fontes pelas quais se alimentam e se sentem chamadas a imitar Jesus e Maria é a Eucaristia e o Santo Evangelho, os quais, com horizontes sem fim, nos ensinam a oblação que Jesus e Maria fizeram das suas vidas ao Pai.
A característica do seguimento de Cristo das Missionárias dos Sagrados Corações IMSCJM é um profundo e extraordinário amor a Eucaristia, como centro da própria vida diária. E seu estilo de vida é acolhimento, amabilidade, misericórdia, perdão, imolação.
Os Corações de Jesus e Maria se tornam para nós irmãs a fornalha ardente onde se forma se consagra e trabalha cada missionária, para tornar-se apóstola da sua mensagem de salvação.

Maria se apresenta como Aquela que vive plenamente a sua consagração total a Deus e por isso, é modelo de toda alma consagrada.
Portanto, a Missionária dos Sagrados corações, olhando o exemplo de Maria, assimila as características do seu Coração: sábio, dócil, novo, manso, simples, puro, forte, vigilante...e encontra sempre em Maria a força, o entusiasmo, a medida para acolher a salvação e para testemunhar a própria pertença a Deus.

O Instituto procura viver o Carisma de maneira concreta, no cuidado com crianças pobres, idosos, doentes; assistência nas várias pastorais e movimentos nas paróquias; Abertas ao que Deus pede cada dia nos dispomos ao trabalho missionário nas paróquias e lugares onde somos chamadas.
As Irmãs estão presentes no Brasil, desde 1963. Em agosto faremos a abertura do ano Jubilar, (50 anos de presença no Brasil). Presentes também desde 1989 na Coréia; em 2000 na Tanzania e 2005 na Guatemala.
Se quiser conhecer mais sobre o Instituto, sobre as figuras em destaque, como a Venerável Tarsila Osti, entre em contato conosco, ficaremos felizes em poder colaborar.
No Blog você encontra o endereço de nossas casas, e também um e-mail para contato: sscoracoesjm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário