quarta-feira, 30 de novembro de 2011


ESPERAMOS AQUELE QUE VEM


 
Olá ouvintes do programa "Nos passos de Paulo!"
Ontem nós refletimos sobre a espera amorosa de Deus que "Veio". Hoje vamos refletir o aspecto teológico de Deus que "Vem". O que significa isso? Deus vem ao nosso encontro de que maneira? Vem até nós por meio do seu Espírito, nos acontecimentos da vida; Deus vem até nós por meio das pessoas, de uma palavra amiga. Deus se revela a nós constantemente. Ele vem ao nosso encontro em forma de Palavra. "O Verbo se fez carne" (Jo 1,1). Ele quis se fazer presente em nossa vida em forma de pão, para que nós pudéssemos comê-lo todos os dias. Deus se faz pão cotidiano. Ele vem até nós nesse advento de diversos modos, basta que prestemos atenção e abramos o nosso coração. 
Uma boa continuidade do advento. Deixe seu comentário respondendo a seguinte pergunta: Como você percebe a presença de Deus na sua vida?

Não perca! Hoje o programa "Nos passos de Paulo" às 20:00 horas na rário 9 de Julho, AM 1600. 

Um forte abraço!
Equipe: Nos passos de Paulo. 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Esperamos Aquele que Veio, Vem e Virá!



Olá ouvinte do programa Nos passos de Paulo! Hoje quem estará conosco é o professor Gabriel Frade, ele nos ajudará a refletir sobre esse tempo tão belo e profundo que é o advento.  Não perca!
Advento é tempo de espera, vigilância, atenção, conversão. É tempo de aguardar Aquele que "Veio, Vem e Virá".

AQUELE QUE VEIO!
Recordar aquele que veio é fazer memória da encarnação de Jesus. "Na plenitude dos tempos, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher" (Gl. 4,4). "No princípio era o Verbo e o Verbo se fez carne" (Jo. 1,1)
Agradecemos ao Deus, Uno e Trino, por nos ter dado o seu Filho único e por Ele ter vindo ao mundo para nos ensinar a sermos humanos e assim chegarmos à divindade. "Sendo de condição divina, não quis ficar igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, assumiu a condição de escravo e tornou-se semelhantes aos homens" (Fl 2,6). Desejamos um lindo advento para você e sua família e amanhã falaremos brevemente sobre Deus que Vem. Fiquem com Deus!
Sintonize o seu rádio no programa: Nos passos de Paulo. 9 de Julho, AM, 1600. De segunda a sábado às 20:00 horas.

sábado, 26 de novembro de 2011

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE

Oração do comunicador
(Tiago Alberione)

Ó Deus,
que para comunicar vosso amor aos homens,
enviastes seu Filho, Jesus Cristo,
e o constituístes Mestre,
Caminho, Verdade e Vida
da humanidade,
concedei-nos a graça de utilizar
os meios de comunicação social
- imprensa, cinema, rádio, audiovisuais...
- para a manifestação de vossa glória
e a promoção das pessoas.

Suscitai vocações para essa multiforme missão.
Inspirai aos homens de boa vontade
a colaborarem com a oração,
a ação e o auxílio material,
para que a Igreja anuncie
o Evangelho a todos os homens,
através desses instrumentos.
Amém.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Cruz em Paulo: Um sentido para o sofrimento.




"É válido recorrer à imagem da cruz no contexto de seguimento de Jesus, pois ela oferece os parâmetros para o cristão: o compromisso  com a vida e a opção pelos pobres."

E se você quer conhecer um pouco mais sobre este tema, venha participar conosco dia 19/11, de uma tarde de convivência, encontro e reflexão, onde teremos uma palestra com a Ir. Ágda França, autora do livro acima citado. Também teremos show com o Grupo Chamas. Será uma tarde muito agradável! Contamos com a sua participação! 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CONVITE:


Livro: A Cruz em Paulo: um sentido para o sofrimento...


"A linguagem da cruz é expressão de loucura e contradição para um mundo acostumado com vitórias e conquistas. Também hoje o ser humano continua com seus anseios e buscas incessantes pelo poder. Assim, quem procura seguir o Cristo ressuscitado na fidelidade e seriedade percorre o caminho da humilhação até a cruz."

E se você quer conhecer ainda mais este livro, participe conosco de uma tarde de encontro, reflexão e convivência, no dia 19 de Novembro de 2011, onde teremos uma palestra com a autora, Ir. Ágda França.


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Seguidores dos Passos de Paulo...

No dia 31 de Outubro de 2011, fechando o mês Missionário, o programa Nos Passos de Paulo recebeu os Padres Servos da Caridade, mais conhecidos como Guanellianos, Elisandro Iserhard da Silva e Tiago Boufleur, que partilharam com nossos ouvintes um pouco da vida de São Luís Guanella, fundador da Família Guanelliana, Canonizado a pouco pelo Papa Bento XVI.
(São Luís Guanella - Fundador da Família Guanelliana)
A seguir você poderá conferir o texto: Paulo de Tarso nos escrito de São Luís Guanella, não Perca!
Diz à Constituição dos Servos da Caridade: "Ao redor do seu servo, Padre Luís Guanella, o Senhor fez surgir uma grande Família, composta pelos Servos da Caridade, Filhas de Santa Maria da Providência e os Cooperadores Guanellianos. Cada um, em suas modalidades diversas e em recíproca colaboração, participa do Espírito e da Missão do Fundador e compartilha a responsabilidade."  Const. 05
Paulo de Tarso nos escritos de São Luis Guanella
São Luis Guanella não escreveu muita coisa especificamente sobre São Paulo, nada de discursos exegéticos ou teológicos sobre São Paulo, também porque ele era um homem mais prático, mais da ação e menos especulativo.
Ele não foi um teólogo, mas um homem da caridade. Porém, os escritos dele estão repletos de citações de São Paulo, o que dá a entender de que ele tinha um bom conhecimento dos escritos de São Paulo.
Porém em alguns escritos morais e ascéticos ele propõe a figura de São Paulo como modelo para os cristãos:
1. Como exemplo de humildade e de quem sabe perdoar diz:
“Olhem para São Paulo. Ele declara que enquanto viver quer ouvir falar somente de Jesus Cristo e que não quer amar nada além do salvador crucificado. Aos hebreus que o perseguem acusando-o de traidor ele responde com bondade. Aos gentios que o ridicularizam chamando-o de louco mostra o Evangelho de Jesus Cristo. Quando é espancado ele por isso louva a Deus e reza por aqueles que o atormentam”.

2. Como exemplo de amor a Cristo:
“Olhem para São Paulo. Ele por amor a Jesus renunciou à estima mundana e mereceu que Jesus o recebesse na intimidade dos mistérios mais secretos do seu coração adorável. Escutai como mais tarde pôde falar o apóstolo: Não sou eu  eu vivo, mas é Cristo que vive em mim”
3. Comentando 2 Cor 5, 14: A caridade de Cristo nos impele, diz:
“Paulo queria mostrar com isso que por quanto tivesse ele se consumado em obras de misericórdia por amor a Cristo, teria sempre feito pouco. E tu meu irmão, vês como São Paulo acreditava de ter um coração pequeno para oferecer a Jesus Cristo. Pergunta-te então, que coração tenho eu no meu peito?”
4. Comentando 2 Cor 12, 9: De bom grado me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim, diz:
“Paulo sofreu tanto por parte dos homens: prisões, pedradas, perseguições... Experimentava também em si os impulsos da concupiscência e muitas angústias. Mas ele mostrava a Deus as suas misérias e dizia: O Senhor que é bondoso terá misericórdia de mim. Ah se também nós imitássemos isso!”
Pe. Tiago Boufleur, SdC