segunda-feira, 30 de maio de 2011

Seguidores dos Passos de Paulo

No Programa Nos Passos de Paulo de hoje, 30 de maio de 2011, tivemos o prazer de receber os Clérigos Regulares de São Paulo, que partilharam conosco um pouco da história desta Família Religiosa que há séculos seguem os passos de Paulo.


Santo Antônio Maria Zaccaria - Fundador dos Clerigos Resgulares de São Paulo

A Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo é uma Família Religiosa que visa uma nova forma de vida apostólica e religiosa na Igreja. Ela foi fundada por Santo Antônio Maria Zaccaria em colaboração com Bartolomeu Ferrari e Tiago Antônio Morigia no ano de 1530. É uma Congregação clerical composta por presbíteros e irmãos que juntos professam os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência. A Congregação foi aprovada pelo Para Clemente VII no dia 18 de fevereiro de 1533.

O ponto principal do carisma da Congregação é a reforma que pode ser interpretada como renovação espiritual voltada para a reanimação do fervor cristão de modo a anunciar a vivacidade espiritual, a busca da perfeição para com Deus e o próximo, a loucura apaixonada pela cruz e pela eucaristia.
Os Barnabitas, como são conhecidos os Clérigos Regulares de São Paulo, e as Angélicas vivem espalhados pelo Brasil e pelo mundo, e na humildade, exercem seu serviço ao povo de Deus conforme o espírito do Apóstolo São Paulo. De fato seu fundador, movido de admiração e amor para com São Paulo. deixou como herança a seus filhos e filhas o espírito deste grande Apóstolo, apresentado por ele como pai e guia.

Para mais informações:
Site: http://www.vocacionalbarnabita.com/index.html
http://vocacionalbarnabita.blogspot.com/

sábado, 21 de maio de 2011

BEM-AVENTURADA DULCE DOS POBRES

No Programa Nos Passos de Paulo de hoje, 21 de maio de 2011, vamos refletir sobre a vida de Irmã Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia e hoje podemos dizer do Brasil!

E para você que gosta de aprofundar, seguem algumas dicas de leitura à respeito dessa grande mulher que soube fazer da sua vida um Evangelho vivo, com sua doação constante aos mais pobres dos pobres.

Livro: Cinco minutos com Deus e Imã Dulce...



Este é um livro para ser apreciado aos poucos, dia após dia. Organizado por Luzia Sena, oferece, a cada página, uma significativa passagem bíblica seguida de uma meditação de Irmã Dulce - a religiosa brasileira, conhecida carinhosamente como O Anjo Bom da Bahia, que dedicou a vida ao serviço dos pobres, doentes e marginalizados da nossa sociedade, nos quais ela via e acolhia amorosamente a pessoa de Jesus Cristo Sofredor.

IR. DULCE - O anjo bom da Bahia






Livro: Irmã Dulce, o anjo bom da Bahia...
O livro conta a admirável vida de Irmã Dulce, uma mulher de aparência frágil e humilde, mas cuja fortaleza espiritual a enchia de energia quando se tratava de socorrer os mais necessitados.
Escrito por Gaetano Passarelli, consultor histórico da Congregação da Causa dos Santos, o livro narra a trajetória iluminada dessa serva de Deus em sua obstinada luta pelas questões sociais, apesar da saúde frágil, mantendo uma confiança inabalável na Providência Divina. Fala também sobre a visita do Papa João Paulo II, sobre as Obras Sociais Irmã Dulce - um complexo de 15 núcleos, que prestam atendimento nas áreas de saúde, assistência social, educação, ensino e pesquisa médica - e sobre a comoção que tomou conta não apenas da Bahia, mas de todo o país quando, em 13 de março de 1992, Irmã Dulce partiu para a Casa do Pai.





Novena: Dulce dos pobres



A novena é uma série de nove dias seguidos de oração, em que louvamos a Deus por suas maravilhas e pedimos a intercessão de um determinado santo para uma necessidade nossa. No Evangelho de Mateus, capítulo 7, versículos 7-8, está dito: "Pedi e vos será dado [...] pois todo aquele que pede recebe". Nesta novena a Bem-aventurada Dulce dos Pobres suplicamos a ajuda do Anjo Bom da Bahia para obtermos a graça que trazemos no coração e que só Deus conhece e dispõe. Esta novena retrata também, de forma simples e breve, a vida e a trajetória de Irmã Dulce, dedicada às crianças e jovens abandonados, aos excluídos e aos doentes. Uma santa mulher que ainda em vida fez muito pelo povo e que agora, recentemente declarada bem-aventurada, faz ainda mais ao ouvir nossas preces e interceder por nós.

Folder: Irmã Dulce dos Pobres



Irmã Dulce, "uma pobre filha de Deus" em suas palavras, foi uma fortaleza de determinação e fé em favor dos pobres, doentes e menos favorecidos. Por seu intenso trabalho com os excluídos e por sua vida excepcional será declarada bem-aventurada em maio de 2011. Para comemorar a data, Paulinas Editora lança este folder do Anjo Bom do Brasil.

De um lado, detalhes da trajetória de vida desta que, desde menina, ainda com o nome de Maria Rita, ajudava os carentes na porta de sua própria casa. Chamada a ser religiosa, recebeu o nome de sua falecida mãe e levou a cabo um intenso e incansável trabalho em favor dos pobres. Sua luta pelos desvalidos foi tão marcante que chegou a receber a indicação para o Nobel da Paz, em 1988.

Do outro lado do folder, uma linda imagem de Irmã Dulce que pode ser exposta ou usada para atos devocionais particulares.


Você pode adquirir esses livros em www.paulinas.com.br , pelo 0 800 70 100 81 ou ainda nas livrarias Paulinas de todo Brasil.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Espírito de Deus no coração é a certeza na missão

No Programa Nos Passos de Paulo desta noite, dia 17/05, a Irmã Maria Inês Carniato vai refletir conosco sobre o tema: O Espírito de Deus no coração é a certeza na missão.

Paulo em Oração - Claudio Pastro


De modo mais forte, neste tempo litúrgico da Páscoa, já perto da preparação para o domingo de Pentecostes, que será no dia 12 de Junho. Tudo nos faz reavivar a coragem e a fé para sermos testemunhas do Senhor Ressuscitado em todo lugar e para todos.
É o que o próprio Cristo ressuscitado disse aos discípulos antes da ascensão, conforme aparece no capítulo 1, 8, dos Atos dos Apóstolos: “Sereis minhas testemunhas nos lugares mais distantes da terra...”
Existe na vida de Paulo, relatos de inspirações de Deus que o texto dos Atos dos Apóstolos chama de visões ou de sonhos. Vemos em Atos 9, 10-12, a visão de Ananias, um judeu cristão de Damasco, a quem Jesus aparece e manda ir ao encontro de Saulo.
Vemos que quando Deus tem uma inspiração nova, forte e decisiva para alguém, a linguagem da Bíblia, é a visão em sonho. Talvez porque não existam palavras que expliquem uma experiência de Deus. Quem de nós nunca teve alguma inspiração clara como se ouvisse a voz de Deus? Mas isso não é fácil de contar e de descrever!
E aqui vemos a força do título deste programa de hoje. O Espírito de Deus no coração é a certeza na missão. O Apóstolo Paulo vivia em uma união intensa com o Senhor Jesus Ressuscitado e com seu Espírito. A missão era o fruto desta constante comunicação com Deus, quase como uma visão, um sonho, algo muito claro e forte.


Ir. Maria Inês Carniato, fsp

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Homenagem às mães!!

O programa Nos Passos de Paulo do dia 07 de maio, fez uma homenagem a todas as mães! Com a participação dos ouvintes que completaram a frase: minha mãe é...
Muitas pessoas ligaram e participaram do sorteio de 3 sacolas ecológicas recheadas de produtos Paulinas!
Foi um dia de muito emoção em recordar aquela que é por si, símbolo da vida!


“Para os desafios da sociedade, Deus te fez mulher, mas para o amor a ternura e o carinho, Deus te fez mãe!”

“Dai-me boas mães e eu salvarei o mundo” Pio X

“Uma lágrima de mãe lava melhor os nossos erros do que todos os castigos”



Também recordamos que estamos vivendo o mês dedicado a Nossa Senhora. Maria é a Mãe que nos leva a seu Filho, e nos ensina como seguir o Mestre, visto que ela foi a Primeira Discípula!
Maria, a mulher bem-aventurada porque acreditou, é quem acolhe e nos dá Jesus. Ela gera o livro eterno, a palavra da verdade. Paulo a chama de mulher, para ressaltar a humanidade de Jesus, que mesmo sendo Deus, se faz semelhante ao homem (Cf Fl 2,6ss). Com Maria e com São Paulo aprendemos a acolher na nossa vida a presença de Jesus, apesar de nossa limitação humana.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Paulo um trabalhador incansável que anunciava o Evangelho!

No Programa Nos Passos de Paulo de ontem, 02 de maio de 2011, falamos sobre um tema muito importante na vida do Apóstolo Paulo: A sua opção por trabalhar com as próprias mãos e assim não se fazer pesar as comunidades por onde passava anunciando o Evangelho.
Este tema também, foi uma homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras, que celebraram no último domingo, dia 01 de maio, o seu dia! E neste clima perguntamos aos nossos ouvintes: Qual importância o trabalho teve ou tem em sua vida? Confira as resposta a seguir...
"O meu trabalho é uma bênção. O trabalho é cura para alguns males."
Respondeu a dona Cecília - Imirim - São Paulo - SP

"O trabalho é importante para o ser humano! Ele dá auto-estima!"
Complementa o seu Nelson - Aclimação - São Paulo - SP


"O trabalho é um prazer, porque vivifica o homem."
Marcelo - Alto da Boa Vista - São Paulo - SP

"O trabalho é uma Dádiva de Deus, porque dignifica a pessoa!"
Raquel Afonso - Parque da Água Funda - São Paulo - SP

"O trabalho é o maior legado que Deus nos concedeu. Ele envolve, regenera e purifica o nosso ser. É a Jóia mais cara que Deus nos Deus!"
Dona Maria de Lourdes - Vila Ré - São Paulo - SP

"O trabalho é vital para mim!"
Lígia Rolin - Imirim - São Paulo - SP

"O trabalho dá diginidade ao ser humano!"
Cristina - Jardim João XXIII - São Paulo - SP

"O trabalho é também oração!"
Antônio Rodrigues - Cocheirinha - São Paulo -SP