segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

QUARTO DIA DA NOVENA DE NATAL



4º DIA – PASTORES –
Motivação:
Neste quarto dia de nossa novena, os pastores fazem parte do “milagre de nosso presépio”.
Os pastores eram pessoas marginalizadas, pouco apreciadas. Viviam junto com os animais, separados do convício humano. Ninguém jamais os convidaria para visitar um recém-nascido. E a estes que aparece uma multidão de anjos para dar a noticia mais importante para a humanidade: Hoje nasceu o Salvador, o Cristo Senhor. E um anjo lhes diz: Atenção! Tem um sinal: Vocês vão encontrar um menino deitado numa manjedoura.  Então os pastores escutaram um cântico belíssimo: Glória a Deus nos céus e paz na terra aos seres humanos de boa vontade.

Comentário:
Qual è o significado dos pastores no presépio? Os pastores reconhecem Deus presente numa criança. Eles  foram os primeiros a oferecer ao Menino Jesus leite, comida e agasalho, coisas de primeira necessidade. Eles cuidaram da vida de Jesus oferecendo seus presentes e foram os primeiros anunciadores de seu nascimento.

Compromisso:
Todo ser humano, rico ou pobre, é chamado a ser pastor, isto é, a cuidar da vida desde sua concepção até a morte. Vamos colocar alguns pastores em nosso presépio, para recordar que nós também somos pessoas  chamadas a cuidar da vida, das pessoas que vivem ao nosso lado. Muitas vezes elas  sofrem sozinhas o “frio” da incompreensão, do desamor, da traição.

Qual è o “milagre do presépio”  que eu desejo para minha família neste quarto dia de nossa novena?. Desejo que minha família se abra as necessidades das pessoas que vivem ao nosso lado, que cuide e proteja as crianças, partilhar desde um sorriso até algo que me custa mais.
Oração:
Vem Senhor Jesus, minha família precisa de ti. Tu és nossa esperança, nossa força, nossa luz e nossa paz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário