segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Seguidores dos Passos de Paulo...

No programa Nos Passos de Paulo de hoje, conversamos com o Frei Alvaci Mendes da Luz, ofm que nos falou quem é São Francisco e qual a herança que ele nos deixou, com o seu testemunho de viver e comunicar Jesus Cristo.
Mas, a final, quem é Francisco de Assis?
Filho de Pedro e Dona Pica Bernardone, Francisco nasceu entre 1181 e 1182 , na cidade de Assis, Itália. Seu pai era um rico e próspero comerciante, que seguidamente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias.Foi de lá também que ele trouxe sua linda e bondosa esposa, Dona Pica. Foi batizado em Santa Maria Maior (antiga catedral de São Rufino) com o nome de João (Giovanni). Mas quando Pietro Bernardone voltou de uma viagem à França, mudou de idéia e resolveu trocar o nome do filho para Francisco, prestando uma homenagem àquela terra.
Qual a Vocação dos seguidores de Francisco?
A longa tradição franciscana e os documentos mais recentes e antigos da Ordem não hesitam em afirmar que a vocação Franciscana é a de seguir integralmente a Cristo. A forma de vida é "observar o santo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade" (RB I,1). A vocação franciscana, por isso, não tem outro programa de vida, mas se firma e afirma como seguimento a Cristo pobre e despojado, divino e humanizado, o Jesus, Salvador de todas as criaturas. Assim, a definição fontal de uma vida franciscana se resume nas palavras de São Paulo: "Para mim, viver é Cristo" (Fl 1,21); ou "já não sou eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim" (Gl 2,20).
AS TRÊS ORDENS FUNDADAS POR FRANCISCO:

Primeira Ordem - Ordem dos Frades Menores - ofm
A Ordem Franciscana foi criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a missão de viver e pregar o Evangelho. Não era uma Ordem Clerical (Ordem composta por sacerdotes), como outras que já existiam. O próprio Francisco não quis ser sacerdote e os primeiros frades também não tinham esse objetivo.
Segunda Ordem - Ordem de Santa Clara, osc
Francisco, além de fundar a 1ª Ordem Franciscana (masculina), foi também o fundador da 2ª Ordem Franciscana, conhecida também por Ordem de Santa Clara, abrindo assim a vivência do ideal franciscano para o ramo feminino. A primeira religiosa franciscana foi a jovem Clara Offreduccio, mais tarde chamada de Santa Clara de Assis, jovem de família nobre e admiradora de Francisco desde que o conhecera como "Rei da Juventude" pelas ruas e festas de Assis. Passou a admirá-lo mais ainda, quando se tornou um inflamado pregador da alegria e da paz, da pobreza e do amor de Deus, não só através de palavras, mas com o exemplo de sua própria vida.
Terceira Ordem - Ordem Franciscana Secular
Os franciscanos seculares constituem uma verdadeira Ordem na Igreja. Não formam um mero movimento ou associação qualquer. A OFS é uma ordem reconhecida como tal pela Igreja, que lhe apresenta uma forma de vida chamada Regra.
Como tal, ela é acolhida, aceita e abençoada pela Igreja em todas as partes do mundo. Ela faz parte da grande Família Franciscana e contribui para a plenitude de seu carisma.
A Ordem Franciscana Secular é constituída por Fraternidades abertas a todos os cristãos seculares.

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/

2 comentários:

  1. Celebrando São Francisco de Assis me leva hoje a São Paulo apóstolo pelo fato de os dois ter tantas coisas em comum, o Amor, Paz, a vivência da Palavra de Deus, a missão...
    Fico contente de sentir a proteção de dois Santos tão queridos, ambos testemunharam com a Vida a Jesus Caminho, Verdade e Vida.
    São Paulo Apóstolo e São Francisco de Assis rogai por nós.
    obrigada.
    abç.
    Josefa

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de poder ter participado do Programa "Nos passos de Paulo". As irmãs são uma simpatia...
    Grande abraço e nos vemos em breve!

    ResponderExcluir