quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Seguidoras dos Passos de Paulo...

Hoje no Programa nos Passos de Paulo, contamos com a presença da Irmã Aldeci Silva e da Noviça Raquel Freitas, ambas da Congregação das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecidas como Irmãs de Madre Cabrini ou Cabrinianas. Elas partilharam conosco as alegrias e os desafios de sua vocação missionária. Mas quem são as Missionárias do Sagrado Coração de Jesu? Quem responde a essa Pergunta é a Irmã Lina Colombini, superiora Geral da Congregação.

"Em 2005, comemoramos 125 de fundação do instituto das Missionárias do sagrado Coração de Jesus e 155 anos do nascimento de Santa Francisca Xavier Cabrini, beatificada no dia 13 de novembro de 1938, canonizada no dia 7 de julho de 1946 e proclamada Padroeira dos emigrantes em 1950.

Claramente, Madre Cabrini, definida por João Paulo II como “Missionária da Nova Evangelização", ainda hoje, tem alguma coisa a dizer ao povo do nosso tempo, através do testemunho vivo de sua fé e das obras por ela iniciadas por meio de uma profunda convicção que teve como centro propulsor o Coração de Jesus. Como ela própria escreveu: “trabalhando nesta obra de dilatação do Reino de Deus sobre a terra, toda ação por mínima que seja, é ouro puríssimo depositado onde os ladrões não podem roubar".
A mensagem é tão clara, quanto atual: a provisoriedade e a precariedade da nossa vida devem ser aceitas e liberadas do medo que, muitas vezes, as acompanha, para ser assim transformadas em experiências humanas próprias de modo a favorecer a ação iluminadora do Espírito, cujos resultados são a sabedoria e o dinamismo, ambos genuinamente alimentados pela fé e pela audaz esperança do hoje e no amanhã.

A sua lição, ainda válida para o cristão de hoje, é sempre esta: doar-se aos outros através de uma ação pessoal, completa e madura, sem permanecer vítima dos nossos interesses.

O testemunho de Madre Cabrini continua nas Irmãs, nos leigos cabrinianos que, ainda hoje, descem às obscuras minas da miséria, do egoísmo, do ateísmo, do abandono, da injustiça, da exploração, do desespero e da doença para tornarem-se companheiras(os) de viagem destes nossos irmãos, como a compaixão que e a misericórdia do Coração de Jesus que tudo abraça e tudo compreende.

Hoje, mais que nunca, ler, interpretar, aprofundar e discernir os acontecimentos e as mudanças da história é um exercício de fé ao qual nos impulsiona o ensinamento apostólico missionário e pedagógico de Madre Cabrini. Novos horizontes missionários, novos caminhos de evangelização se abrem diante de nós e nos desafia a responder com a coragem e a audácia próprias de Madre Cabrini."

Irmã Lina Colombini - MSC
Superiora Geral

Contatos: Ir. Aldeci Silva e Raquel freitas
Fone: (011) 5513 7724
E-mail: noviciado@terra.com.br
Fonte: http://www.madrecabrini.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário