quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conhecendo o Apóstolo Paulo...

Entrevista com Paulo Apóstolo
Uma porta de entrada para sua vida e missão
O livro é do conhecido e renomado biblista Carlos Mesters e tem por objetivo abrir uma porta de entrada para a vida do apóstolo Paulo e, assim, oferecer uma chave de leitura para as cartas que ele escreveu. É uma porta em forma de entrevista que procura fornecer a ficha completa do Apóstolo. São 41 perguntas dirigidas a Paulo e respondidas a partir do conteúdo das cartas do próprio Paulo, dos Atos dos Apóstolos e das informações dos primeiros séculos.
As perguntas são dirigidas na segunda pessoa do singular ao próprio Paulo, como, por exemplo, "Qual é o seu nome?" ,"Onde você nasceu?", etc. Mas as respostas são dadas na terceira pessoa e não na primeira pessoa ("Eu, Paulo" ), como se espera de uma entrevista. Respondendo na primeira pessoa, fica mais difícil relativizar algumas conclusões ainda incertas da pesquisa histórica em torno da vida de Paulo, pois há vários pontos obscuros que não passam de hipóteses.

Por exemplo, existe uma discussão entre os exegetas sobre a autenticidade de algumas cartas que a Bíblia atribui ao apóstolo Paulo. Elas não seriam de Paulo, mas de um discípulo de Paulo. Para a finalidade desta breve entrevista, achamos não ser necessário discutir estas e outras questões difíceis. Tomamos as cartas da maneira como aparecem na Bíblia. A dúvida se uma determinada carta é ou não é de Paulo não diminui em nada o seu valor como palavra inspirada de Deus.

Este livro dirige-se a todas as pessoas que desejam conhecer a vida e a missão do apóstolo Paulo, particularmente aos agentes de pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário