sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quem são os Monges Camaldolenses?

Hoje no Programa Nos Passos de Paulo, conversamos com o Dom Emanuel Bargelini Prior do Mosteiro da Transfiguração - Monges Beneditinos Camaldolenses.
Afinal quem são os Monges Camaldolenses? A Ordem dos Camaldolenses foi fundada em 1012 por São Romualdo, em Camaldoli, nos Apeninos. Nessa época foram surgindo novas formas monásticas. Tal como as beneditinas, obedeciam à Regra de São Bento, mas estavam dispostas a voltar às origens e a restaurar o primitivo espírito de trabalho, de pobreza e de solidão. Este movimento começou com as ordens italianas dos Camaldolenses ou Camáldulos, de Fonte Avellana, na linha de São Romualdo de Ravena.
A força profunda da vida monástica tem sua expressão mais visível e manifesta nos Mosteiros, lugares de oração e pastoral que se tornaram, por muitos séculos, centros de formação, de cultura e ciência e de serviço aos homens. O Mosteiro oferece um espaço de vida para os homens que, na fé em Jesus Cristo, desejam viver em comunidade e buscar um único objetivo: a busca de Deus.
A Comunidade Camaldolense do Mosteiro da Transfiguração coloca-se à disposição da comunidaade: Oferece um ambiente de silêncio e paz para o cultivo da vida interior e de encontro com Deus. Possuem um Centro de Estudos de Liturgia para formação de leigos, religiosos (as). O mosteiro tem um projeto de promoção social de famílias carentes presentes na região vizinha. Também o mosteiro está aberto àqueles e àquelas que se sentem vocacionados à vida monástica e desejam conhecer a vida Camaldolense.

Informações: Monges Beneditinos Camaldolenses
Mosteiro da Transfiguração Mogi das cruzes-SP
CEP: 08710-970 Cx.Postal 68
Tel.(11) 9706-1156
E-mail: emba@camaldolense.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário