segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Irmãs da Providência de GAP...Seguidoras dos Passos de Paulo.

No programa Nos Passos de Paulo de hoje, conversamos com a Irmã Conceição Castro da congregação das Irmãs da Providência de GAP. Ela partilhou conosco um pouco da História da congregação, da vida e da missão das Irmãs. A seguir, temos um resumo de quem foi João Martinho, fundador das Irmãs da Providência de GAP, qual é o Carisma e a Missão das Irmãs da Providência de GAP.
João Martinho Moye nasceu na França, em 1730. Viveu como santo, plenamente entregue a Deus, para fazer sua santa vontade, glorificá-lo e cooperar na salvação mundo. Apaixonado pelo Reino, ele foi profundamente missionário. Sua vida foi marcada pela total confiança na Providência.
Por isso, vivia a pobreza, a desinstalação, a itinerância e o senso da provisoriedade, a oração, a caridade e o zelo apostólico...
O Carisma
"O verdadeiro espírito de vosso estado é o espírito de simplicidade, de pobreza, de caridade e de total abandono à Providência. Eis as quatro colunas que sustentam o edifício de vossa sociedade. Enquanto as praticardes, subsistireis, e assim que as abandonardes, sucumbireis ou subsistireis apenas aos olhos dos homens e estareis mortas aos olhos de Deus. "Eu vos expliquei essas Quatro Virtudes no Projeto, mas nunca deixareis de meditá-las, porque é pela aplicação contínua em meditá-las, desejá-las, praticá-las em todas as ocasiões que as haveis de adquirir, e que nelas vos aperfeiçoareis sempre, cada vez mais, até a morte" (João Martinho Moye).
A Missão
João Martinho Moye assumiu a missionaridade "ad gentes" como essencial à sua vida de seguidor de Jesus no presbiterato. Passou um longo tempo na China. Enriqueceu, assim, substancialmente a vivência concreta da missão cotidiana de sua entrega ao Senhor no Ministério que recebeu da Igreja.
Esta mesma paixão de tudo fazer para construir o Reino de Deus, João Martinho a transmitiu às Irmãs da Providência.
É esta mística que as Irmãs devem viver e encarnar, onde se encontram e, também, deixando o lugar onde estiverem, partindo para mais longe, ao encontro dos mais necessitados da explicitação do Evangelho e da promoção humana.

Informações retiradas dos Sites: http://www.bispado.org.br/
http://www.pgap.com.br/
Contatos:

Província Sul:
Rua Prof. João Leocádio, 92 ou
Caixa Postal 20.041 - CEP 02556-180
São Paulo - SP
Tel.: (11) 3857 3217
Fax: (11) 3484-6109
E-mail: provgap@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário