sexta-feira, 2 de julho de 2010

4º dia da Novena a São Paulo

(Paulo é perseguido por anunciar o Evangelho - Ir. teresa Groselj, fsp)

4ª Luz - De perseguidor Paulo é perseguido

Paulo pode ser considerado uma pessoa que viveu a fidelidade a sua fé a ponto de perseguir com violência os cristãos (cf. Gl 1, 13). Para Paulo eles eram infiéis e certamente sua indignação foi se tornando perseguição. Acredita-se ter sido dessa maneira o primeiro contato de Paulo com os seguidores de Jesus, judeus, em sua maioria, pobres e que além de impuros, pensavam que o Messias era Jesus, um crucificado, considerado maldito. Essa situação confundiu Paulo totalmente. Os cristãos perseguidos se diziam justificados e salvos por Jesus, enquanto Paulo desejava e buscava a justificação e o encontro com Deus pela Lei. O legado da pregação de Jesus é que Deus é Pai e ama a todos, os pobres, os pecadores e impuros. Essa novidade da Boa Nova de Jesus, que no início confunde o coração de Paulo, passa a tornar-se o seu projeto de vida à medida que ele descobre essa ação amorosa de Deus, que não exige dele perfeição, mas pede-lhe sua capacidade de amar. Paulo assume um novo estilo de vida, antes perseguidor, passa agora a viver como pobre, como impuro, como escravo. Ao se identificar com os que antes perseguia se torna também ele perseguido por amor a Jesus Cristo. (cf. 2 Cor 11, 22- 26)
Oração ao Apóstolo São Paulo

Ó São Paulo,
Patrono de nossa Arquidiocese,
discípulo e missionário de Jesus Cristo:
ensina-nos a acolher a Palavra de Deus
e abre nossos olhos à verdade do Evangelho.
Conduze-nos ao encontro com Jesus,
contagia-nos com a fé que te animou
e infunde em nós coragem e ardor missionário,
para testemunharmos a todos que
Deus habita esta Cidade imensa
e tem amor pelo seu povo!
Intercede por nós e pela Igreja de São Paulo,
ó santo apóstolo de Jesus Cristo! Amém.

Recomendações de Paulo:

“Vivei em paz uns com os outros... sede pacientes para com todos. Vede que ninguém retribua o mal, com o mal; procurai sempre o bem uns dos outros e de todos. Ficai sempre alegre, orai sem cessar. Por tudo daí graças pois essa é a vontade de Deus a vosso respeito, em Cristo Jesus. Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias. Discerni tudo e ficai com o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal.”
( 1 Ts 5, 13-22)

Oração e despedida:

Que Deus faça Cristo habitar no coração de vocês pela fé. Enraizados e alicerçados no amor, vocês se tornarão capazes de compreender, com todos os cristãos, qual é a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, de conhecer o amor de Cristo, que supera qualquer conhecimento, para que vocês fiquem repletos de toda plenitude de Deus.
Deus, por meio do seu poder que age em nós, pode realizar muito mais do que pedimos ou imaginamos; a ele seja dada a glória na Igreja e em Jesus Cristo por todas as gerações, para sempre. Amém!

SÃO PAULO APÓSTOLO, ROGAI POR NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário